Cartazes de mostra de animação viram exposição no Centro Cultural UFMG

Na sexta-feira, dia 06 de julho de 2018, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe o artista visual Sávio Leite para a abertura da “Exposição dos Cartazes da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação”. A mostra poderá ser vista até o dia 05 de agosto de 2018. Entrada franca.

A MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação prossegue com sua itinerância na capital mineira dos cartazes emoldurados de suas quinze edições e das edições especiais do festival ocorridas em países como Chile e Finlândia. Artistas brasileiros como Beatriz Goulart, Marcelo Marão, Victor Hugo Borges, Diego Akel, Denis Leroy, Leo Ribeiro, Marta Neves, Adriane Puresa, Leonardo Catapreta e Erica Maradona fizeram criações exclusivas para a mostra. 

Realizada desde 2003, em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação é reconhecida como um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. Anualmente a mostra exibe mais de 200 filmes vindos dos cinco continentes. Países como Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Armênia e Portugal já receberam mostras especiais de filmes brasileiros através de parcerias com a MUMIA. A mostra lançou em 2013 o livro “Subversivos – O desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais” e em 2015 o livro “Maldita Animação Brasileira”. Em 2017 lançou a coletânea “MUMIA de Animações Mineiras” em comemoração ao centenário da animação brasileira.

Sávio Leite (Brasil, 1971) Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo, nominado três vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Armênia e em diversos outros no Brasil. É curador junto ao grupo de teatro Oficina Multimédia da mostra de Cinema: cultura, arte e poder realizada há oito anos e que integra a programação do Verão Arte Contemporânea de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores do TIMELINE – Festival Internacional de Vídeo Arte de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Organizador dos livros: Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais, 2013 e Maldita Animação Brasileira, 2015. Em 2017 lançou a coletânea MUMIA de Animações Mineiras em comemoração ao centenário da animação brasileira. Traduziu o livro Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um cinema junto ao povo em 2018.

Exposição dos Cartazes da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação
Sávio Leite
Abertura: 06 de julho de 2018, às 19h30. Às 20 horas: exibição de curtas premiados.
Visitação: 07/07/2018 a 05/08/2018
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
Entrada franca

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest