ESPERANÇA, UMA DOSE AO DIA

Dra. Kenia Nepomuceno
Psicóloga

Esperar por aquilo que não se viu, creu ou sentiu, mas acreditar que à espera, pode causar mudanças de vida, possibilitando transformações itinerantes na vida de qualquer pessoa.
Por isso a esperança se tornou objeto de estudo da ciência, registrando diversas pesquisas com efeitos positivos na saúde emocional, com melhorias aparentes na saúde física. Crendo que a esperança é fruto de decisões e escolhas, gerando potencialidade para cura e realizações.
Fruto da desenvoltura, desta habilidade positiva para a vida emocional, é que quem há tem consegue desenvolver estratégias de vida e de sobrevivência de forma mais eficaz e reúne motivação interna para colocá-las em prática. Pesquisas têm demonstrado que o sentimento de esperança exerce grande influência para eliminar ou reduzir problemas físicos e psicológicos antes de eles acontecerem.
Ou seja, o sistema imunológico e hormonal da pessoa cheia de esperança é potencialmente mais eficaz. Ajudando para que individuo reaja positivamente em caso de doenças e lesões. Essas
pessoas são mais fortes em tolerar a dor, gerando maior capacidade ou habilidade adaptativa para resolver seus problemas.
A esperança realmente tem poder de ação na mente humana, sendo
capaz de promover não só a saúde mental, mas
também física. Por exemplo, em casos relacionados a depressão, que
por vezes é interpretada como fruto da desesperança, em que a pessoa não vê mais solução para si, ou para a situação pela qual está passando. É preciso afirmar que todo ser humano precisa ter objetivos, sem eles não há progresso nem autorrealização. Viver envolve coisas boas, mas também dificuldades, incertezas e reviravoltas.
Com a esperança, conseguimos enfrentar
os problemas e adversidades por meio de estratégias adequadas que
aumentam as chances de atingir os objetivos.
Por isso ela pode ser desenvolvida, treinada e adaptada ao novo estilo de vida. Ter momentos de desesperança é natural aos sentimentos humanos, mas caso é algo recorrente, buscar ajuda é necessário, pela esperança não dá para esperar é preciso se posicionar.

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest