Ars Nova-Coral da UFMG realiza Concertos Sacros ao longo do mês de abril

Ars Nova-Coral da UFMG realiza Concertos Sacros ao longo do mês de abril

Coro se apresentará gratuitamente em três diferentes espaços de Belo Horizonte

 

O Ars Nova – Coral da UFMG apresenta em abril três concertos com repertório dedicado à música sacra. São obras do italiano Gregorio Allegri, compositor do século 17, do veneziano Antônio Caldara (século 18), do alemão Johann Sebastian Bach (também do século 18) e do estoniano Arvo Pärt, nascido no século 20. A entrada é sempre gratuita.

O programa se inicia com o emblemático Miserere, ou “Misericórdia”, um moteto a capella em estilo concertato de Gregorio Allegri (1582-1652). O texto deste moteto é o Salmo 51, que fala de perdão e purificação. Em seguida, o Ars Nova interpreta Crucifixus, ou “Crucificado”, outro moteto, elaborado para coro a 16 vozes e contínuo pelo veneziano Antônio Caldara (c.1670-1736). O texto faz parte do Ordinário da missa, que fala da paixão e da esperança na ressurreição.

O moteto para coro e órgão The beatitudes, ou “As bem-aventuranças”, de Arvo Pärt (1935-), é a obra seguinte. O texto é extraído do Evangelho segundo São Mateus, capítulo 5, versículos 3 a 12, conhecido como “O sermão da montanha”. A obra tem caráter meditativo e minimalista e é interpretada pela primeira vez em Belo Horizonte. Encerra o programa o desafiador Komm, Jesu, komm, ou “Venha, Jesus, venha”, outro moteto, desta vez para dois coros e contínuo, composto por Johann Sebastian Bach (1685-1750). O texto é do poeta Paul Thymich (1656-1694), e a obra tem caráter íntimo e terno, com clima de apaziguamento. O Ars Nova vai apresentar textos bíblicos, litúrgicos e poemas musicados por quatro grandes compositores de diferentes períodos da história da música, mas que suscitam diferentes reflexões sobre a humildade, a esperança, a confiança e a paz, sem ignorar o rigor técnico.

Esta é a programação:

6/4, às 21h, na Igreja São Sebastião (Avenida Augusto de Lima, 1.655 – Barro Preto, BH)

11/4, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários, BH)

17/4, às 20h, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho, BH)

Ficha Técnica – Ars Nova-Coral da UFMG

Regente titular: Lincoln AndradeRegente assistente: Riane MenezesPianista correpetidor e organista: Júlio Bastos

Sopranos: Amanda Moreira, Ariel Castilho, Ayelén Nughes, Carolina Claret, Núbia Eunice, Riane Menezes*, Tamirys Lino

Altos: Aline Magalhães, Jamara Lopes, Lúcia Alves Melo*, Mariana Duarte, Priscila Neves, Sônia Apcon**

Tenores: Gustavo Piffer, Hendrigo Del Freitas, Jordane Morais, Messias de Oliveira*, Og Martins

Baixos: Carlos Morais, Dayvid Lucyan, Giancarlos de Souza*, Junior Stofel, Samuel Goetz

*Chefes de naipe/ **Cantora substituta

18 países

O Ars Nova – Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a UFMG ao longo de 64 anos, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, o grupo conquistou inúmeros prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1.500 apresentações em 18 países. Atualmente, trabalha para que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo, com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial.

Fotos: Marina Araújo