Exposição no Centro Cultural UFMG reúne produções a partir de imagens e narrativas da água

Exposição no Centro Cultural UFMG reúne produções a partir de imagens e narrativas da água

O Centro Cultural UFMG recebe a exposição ÁGUA:DESENHO: paisagens de mundo, da artista paulista Maria Mendes. A mostra reúne produções a partir de imagens e narrativas da água, que poderão ser vistas até 24 de setembro. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

A exposição exibe parte do percurso da artista durante seu período de graduação em Artes Visuais na UFMG, entre 2018 e 2023. No decorrer desses anos Maria Mendes elegeu a água e suas simbologias – de transformação, fluxo do tempo, movimento contínuo, contemplação e emoção – como seu principal objeto de pesquisa artística.

As imagens d’água se apresentam como uma ponte entre dois mundos, o interno (aquilo que habita o corpo, a intimidade) e o externo (o que habita a natureza e suas paisagens), ou tal como a artista costuma dizer: “entre sua paisagem interna e paisagem externa”.

Nas pinturas, fotografias, esculturas e vídeos, a artista desenha essa relação entre mundos, onde o conceito de fluxo de transformação está presente em quase todas as obras. “Debruçando sobre a vida que continua sempre e sempre, como corrente de rio, onde em todo momento algo se torna memória, e essa, ora permanece na superfície, ora vai embora”, expressa a artista.

Maria Mendes nasceu em São Paulo, mas viveu grande parte de sua vida no interior do estado, zona rural da cidade de Botucatu. Atualmente reside em Belo Horizonte, onde cursa Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG. Entre 2022 e 2023 participou de algumas exposições coletivas, sendo uma delas Sob o mesmo céu, amostra que integrou o 12° Festival de Fotografia de Tiradentes no início deste ano.

Serviço:

Exposição ÁGUA:DESENHO: paisagens de mundo

Maria Mendes

Visitação: até 24 de setembro

Local: Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte – MG)