CIDINHA DA SILVA LANÇA SEU NOVO LIVRO EM CONTAGEM

Por Felipe Pedrosa*

Escritora mineira Cidinha da Silva lança seu novo livro e encerra o
ciclo de palestras da Roda Criativa, em Contagem

Autora de 13 livros estará na Casa Criativa, na RMBH, para lançar a obra “Um Exu em Nova York” e para bater um papo sobre o cenário cultural. Evento tem entrada gratuita.

Cidinha da Silva, uma das principais escritoras negras da nova geração de autores brasileiros, volta à cidade de Contagem para lançar seu mais novo livro, “Um Exu em Nova York”. Autora de 13 obras, ela estará naCasa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), na próxima sexta-feira, dia 21, a partir das 19h, para encerrar o ciclo de palestras da Roda Criativa, evento que movimentou a região metropolitana de Belo Horizonte ao longo deste ano. A entrada é gratuita.

Em “Um Exu em Nova York”, seu primeiro livro de contos, Cidinha apresenta uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, abordando temas como política, crise ética, racismo religioso, perda de direitos, negros e grupos LGBTs. “O livro mexe fundo no racismo religioso, ambientando-o em situações ficcionais. Tenho muito interesse em empregar a lupa das africanidades e das relações de gênero para ampliar os sentidos do mundo”, explica ela, no material da editora Pallas.

Além da sua atual obra literária, que vem conquistando público e crítica, a autora mineira Cidinha, que é formada em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é reconhecida pelos livros “Os Nove Pentes d’Áffrica” (2009), “Parem de Nos Matar” (2016) e “O Homem Azul do Deserto” (2018). Em sua passagem pela Roda criativa, que encerra sua temporada neste ano, a autora ainda abordará racismo, homofobia, universo dos escritores e a cultura de uma maneira ampla.

O que é a Roda Criativa? Fomentada pela Casa Criativa, em parceria com a associação Move Cultura, a Roda Criativa é um ciclo de palestras mensais que recebe convidados de diferentes áreas para uma roda de bate-papo. A ideia é conectar os participantes em assuntos ligados à cultura, ao empreendedorismo e ao direito à cidade. Em 2019, o evento seguirá na agenda do espaço cultural.

SERVIÇO
Roda Criativa com Cidinha da Silva
Local: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), em Contagem
Quando: sexta-feira, dia 21, às 19h
Entrada franca

*Jornalista

Foto: Pâmela Iris

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest