Contagem inicia programação em comemoração ao mês da Consciência Negra

Repórter: 

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e em parceria com Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp), da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, da Secretaria de Educação, da Comunidade dos Arturos e da Comunidade dos Ciriacos, iniciou as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Marcelo Lino, ressalta a importância da cidade discutir essa temática. “A Prefeitura de Contagem apoia essa luta da questão da identidade, da resistência da identidade negra, e de afirmação da cultura das raízes, para que sejam cada vez mais consolidadas no nosso município”, disse Lino.

Para o superintendente de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jorge Antônio dos Santos, é uma grande honra construir uma programação extensa com a participação de vários parceiros envolvidos para a política de igualdade racial do município. “Temos que trabalhar mais nossa consciência negra e nos unirmos mais em prol dessa causa. E é essa consciência que temos que mudar no nosso contexto, e isso em nível nacional. E tem que ser uma consciência durante os 365 dias do ano, e em todos os aspectos necessário em uma verdade promoção de igualdade social”, afirmou Jorge.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A Data é celebrada no país no dia 20 de novembro. O objetivo para a criação dedicada a uma data é para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida propositalmente ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi uma importante figura guerreira na história do Brasil, onde foi reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

Confira a programação para os próximos dias AQUI

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest