Corrida e caminhada Outubro Rosa é um sucesso

Cerca de mil pessoas estiveram presentes na terceira edição da Corrida e Caminhada Outubro Rosa de Contagem, neste domingo (30). A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é parceira deste evento, que foi idealizado por Tati Linces, em 2016, data da primeira edição. O percurso foi de cerca de 2 quilômetros em frente ao Shopping Contagem, na Avenida Severino Ballesteros Rodrigues.

As mulheres foram a maioria nesta edição da Corrida, que marcou o início das ações do Outubro Rosa, mês de conscientização a respeito da importância da prevenção contra o câncer de mama. Após a corrida, os presentes puderam ter acesso a massagem e medição de pressão. Com intuito de facilitar a vida das mães, os filhos ficaram num espaço de lazer com monitores. Com isso, elas puderam participar das atividades com tranquilidade, já que as crianças estavam bem cuidadas.

Presente ao evento, a subsecretária de Saúde de Contagem, Kênia Carvalho, destacou que foi apenas o início das atividades. “Nosso objetivo é fazer um chamamento às mulheres neste momento e mostrar a importância de fazer o exame de prevenção. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber esse fluxo especial. Nossos profissionais já estão orientados para esse acolhimento. A nossa rede está toda preparada para ter um mês especial para atenção à saúde da mulher”, explicou.

Ideal

“Geralmente não acreditamos que vá acontecer com a gente. E comigo aconteceu muito cedo, quando tinha só 27 anos. A mensagem que eu tenho para levar é que a gente se responsabilize pelo nosso corpo. Porque se eu fosse esperar a data de fazer mamografia, como 40 ou 50 anos de idade, às vezes, eu não teria descoberto o câncer há tempo para fazer o tratamento e estar curada hoje”, contou Tati Linces, moradora de Contagem e idealizadora da Corrida. Ela foi diagnosticada com a doença em 2011 e está curada.

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest