Equipes de vôlei do Colégio Novos Tempos entre as seis melhores do Brasil nos Jogos da Juventude

Por Vitor Machado (*)

Pela primeira vez, em 20 anos do Colégio Novos Tempos, duas equipes de esportes da escola disputaram os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional dos jogos estudantis. Desta maneira, os dois times de vôlei feminino de quadra (módulo I) e praia (módulo II) fizeram uma participação brilhante na fase nacional. As estudantes/atletas do Novos Tempos conquistaram o 4º lugar no vôlei de praia e o 6º lugar na equipe de quadra. Colocações de destaque, afinal, atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil.

As estudantes e comissão técnica participaram da etapa nacional, disputada em Natal-RN, dos dias 12 a 21 de novembro. Essa é a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reuniu jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. Inclusive, com participação de atletas em nível de seleção brasileira em diversas modalidades, que ainda são estudantes. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

As equipes de vôlei de quadra e praia do Colégio Novos Tempos, que representaram o estado de Minas Gerais e a cidade de Contagem nos Jogos são: Ana Clara Fabris, Ana Clara Zaneti, Clara Magalhães, Geovanna Paula, Isabella Alves, Júlia Buzette, Julia Furrier, Júlia Oliveira, Julia Rocha, Livia Gonçalves, Nicole Fernandes, Thabata Graziele (vôlei quadra); Izadora Miranda e Emanuely Pereira (dupla de vôlei de praia). A comissão técnica foi formada pelos treinadores Thomaz Alves Pio e Carlos Diniz. Supervisão técnica Inácio Maia.

Por que comemorar?

Segundo dados do Comitê Olímpico Brasileiro, cerca de 2 milhões de estudantes participaram de todas as etapas (microrregional, regional, estadual e nacional) dos jogos escolares em 2018. Foi a primeira vez que as equipes do colégio chegam à etapa nacional e conquistaram posições importantes nas respectivas categorias. Assim, elevaram o nome de Minas Gerais e Contagem entre as seis melhores equipes das suas modalidades de todo o Brasil.

Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. A regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam sediar o evento.

A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. As etapas regionais serão disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Natal, nas duas categorias etárias.

*Decom

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest