Exposições Projeto Tudoaver – Novembro 2014

Antero Correa -Mariana - pirogravura 76X62 final Antero Correa -OURO PRETO - pirogravura 76X60 Iara abreu - 2013  acrílica sobre tela  -  104 x 92cm - Iara abreu - Aspectos da Cidade I - acrilica sobre tela  92 x 100 cm Iara abreu Sombreiros -  acrílica sobre tela  106 x 106cm - móveis de pallet - Na tora design oficina Na tora design oficina Na tora design1

 

O Projeto Tudoaver, parceria entre o Big Shopping e a Fundação Cultural de Contagem, apresenta as exposições do mês de novembro:

1 – IARA ABREU – Cidade I geometria e cores

Segundo crítico Rogério Zola Santiago, “Iara Abreu é artista mineira sensível ao coração observador que aprecia sensações aprazíveis, traça de modo generoso a visão do circundante, do arquitetural entorno. Em desenho lúdico, preenchido com a carga emotiva da cor – ela denota a vivência da felicidade: são telas em planos arejados, na exploração simbólica e simbiótica dos signos contemporâneos urbanos, em que brincadeiras e depoimentos pictóricos envolvem, captam, resumem-se na atenção ao observador enlevado. O conceito moderno do desfazer/refazer para expressar se faz presente em Iara, que vai além, pós-contemporânea, pois instiga e instila na obra sua perspicaz compreensão da urbes, buscando, citadina, e de dentro, a inocente criança que permanece – fazendo adultos agradecerem: é que a prece pintada nos apetece de modo abismal”.

Natural de Belo Horizonte – MG, com formação acadêmica pela antiga FUMA – atual UEMG, Iara pesquisa e trabalha diversas formas e expressões de arte a partir de vários suportes, linguagens e técnicas. Sua temática é a “urbe”, a “cidade”, com sua geometria, suas cores, suas etnias, sua diversidade. Realizou exposições individuais bem como participou de várias coletivas em Minas e em outros países.

Cidade, geometria e cores” é série produzida em 2013/2014 , acrílica sobre tela, com ênfase na geometria e arquitetura informais e colorido lúdico.

Exposição: 10 a 30 de novembro de 2014

Abertura: 13 de novembro, quinta feira, às 19h

Galeria do Centro Cultural de Contagem

Rua Dr. Cassiano, 130 – Sede – Contagem

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9 às 19h

Informações: (31) 3352-5347

projetotudoaver@gmail.com

 

2- ANTERO CORREA – PIROGRAVURAS

Antero Corrêa é artista “das antiga”. Tem o lirismo e a pureza que por si só retratam a sua capacidade para transcrever seus sentimentos e dar novos contornos à criatividade e à arte. Seus desenhos ganham valor gravados ao fogo na superfície do couro e enquanto o tempo passa amadurecendo seu trabalho de artista artesão, artesão artista, se desdobra no exercício de criar e comercializar sua arte.

Pirogravura é a arte de desenhar com uma ponta de arame (fio cromo) incandescente completamente em brasa em superfícies diversas como a madeira e o couro. É uma arte milenar e de grande durabilidade que vem marcando a humanidade desde seus primórdios.

Antero é natural de Moeda onde viveu até os 18 anos. No ano de 1974 ele começou a se aperfeiçoar em PIROGRAFIA. Expõe na Feira de artesanato de Belo Horizonte há 32 anos. Reside em Contagem.

3 – NA TORA DESIGN – OBJETOS DE PALLET RECICLADO

Na Tora Design é um projeto sócio-cultural e ambiental, coordenado pelo educador cultural Paulo Terrinha, que tem a finalidade de produzir móveis e peças personalizadas utilizando madeira de pallets que seriam descartados, uma alternativa de reciclagem e reaproveitamento de materiais gerando produtos para exposição e comercialização. Trata-se de oficinas com jovens da comunidade do Bairro Estrela D’alva e região, onde é estimulada a criatividade dos participantes utilizando técnicas de grafite e marcenaria. Já passaram pela oficina cerca de 25 jovens desde maio de 2014, na ONG Terra Santa. O projeto Na Tora Design foi selecionado e recebeu recursos do Fundo Municipal de incentivo à Cultura de Contagem.

Paulo Terrinha é grafiteiro, designer e atualmente cursa Serviço Social na PUC.

Participam da oficina os jovens: ALEX JUNIO SOARES SOUZA, ATHILAS MACÊDO TEIXEIRA, DAVID OLIVEIRA SANTOS, EMANOEL SANTBARBARA,ERNANI EMANUEL DA SILVA, ERON XAVIER DE SOUZA FILHO, GABRIEL LOPES LEAL, INGRID LUIZA B DO NASCIMENTO, ITALLO HENRIQUE BOHRER DINIZ,JEFFERSON DOS SANTOS, JOSÉ VICTOR INACIO PEREIRA, LARISSA DE JESUS PEREIRA, LEONARDO DE ALMEIDA AMORIM, LIDIA HELEN OLIVEIRA LOPES, LORENA APARECIDA G. DE ARAÚJO,

LUID SANTOS GOULART, LUIZ GUSTAVO NUNES DA SILVA, MARCOS FERREIRA DA CRUZMATEUS SILVA AMARAL, MATHEUS PHILIP SILVA COELHO, MICHEL GONÇALVES DA COSTA, MISAEL SILVA AMARAL, NATAN MARTINS DE JESUS, SAMUEL DA SILVA,

VANESSA CARMEN DE OLIVEIRA.

Exposição: 24 de novembro a 05 de dezembro de 2014

Galeria da Prefeitura de Contagem

Praça Presidente Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves

Visitação: De segunda a sexta, das 9 às17h

Informações: (31) 3352-5347

projetotudoaver@gmail.com

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest