Flores no Setembro Amarelo!

A Campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, continua movimentando o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). Nesta sexta-feira (28), acadêmicos do último período de Enfermagem da Faculdade Única de Contagem, percorreram os corredores do Complexo com uma bela mensagem para funcionários, pacientes e acompanhantes.

O grupo de seis estudantes, Reinaldo, Viviane, Vanderli, Eliane, Ronan e Enéas, com a monitora Eucilene, abordava as pessoas com uma simples pergunta: “O que é mais importante para você neste momento?” Diante das mais variadas respostas, um dos acadêmicos argumentava: “E se eu lhe disser que o mais importante está dentro dessa caixinha?”

A pessoa, então, abria a caixa com um espelho no fundo. Invariavelmente, a reação inicial era de espanto. Mas, em seguida, todos concordavam. A pessoa ganhava uma flor amarela e ouvia a mensagem do grupo: “O importante é que você esteja bem, cuidando de sua vida, para poder continuar cuidando de alguém”.

A acompanhante Kátia Regina Costa Cardoso, auxiliar de enfermagem, há 48 dias cuidando do marido Gilberto, vítima de acidente de moto, concordou com a mensagem. “Deus já devolveu ele à vida”, afirmou. “Abaixo de Deus, os médicos daqui cuidam muito bem dele”.

Quem também ouviu a mensagem de apoio e ganhou uma flor amarela do grupo de acadêmicos foi o motoboy Vinícius Alves dos Santos, vítima de atropelamento no Bairro Pedra Azul no último dia 17 e que se recupera de fratura no fêmur, tíbia e tornozelo direitos.

A ideia da abordagem nos corredores do CHC foi da supervisora de estágio Andiara Carla, e os acadêmicos prepararam 50 flores de papel para distribuir dentro da campanha do Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest