Novo Fórum em Contagem

Contagem conta, agora, com uma nova sede do Poder Judiciário. Foi inaugurado nesta quarta- feira (06/06), o novo Fórum Doutor Pedro Aleixo. Localizado na Avenida Maria da Glória Rocha, nº 425, no bairro Centro em Contagem, o prédio tem quase 22 mil m² de área construída, em lote de 40 mil m². Com capacidade para abrigar até 49 varas judiciais, Juizado Especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e dois salões do júri. Situado em uma área de fácil acesso, o empreendimento tem uma construção totalmente acessível às pessoas com dificuldades de locomoção, sistema de ar condicionado automatizado, o que proporciona a adequação da temperatura ambiente com eficiência e economia, estacionamento para 593 veículos e ainda vagas para motocicletas e bicicletas.

O vice-prefeito, Willian Barreiro, participou da solenidade de inauguração e ressaltou que a entrega é um esforço de vários poderes para garantir um espaço mais adequado, acessível, moderno e com melhores condições de trabalho e atendimento à população.

Com o novo Fórum de Contagem, foi possível unificar os serviços oferecidos à sociedade em um só local, proporcionando mais facilidade, conforto e agilidade para o cidadão. O edifício teve custo aproximado de mais de R$ 45,5 milhões e os recursos foram exclusivamente do Poder Judiciário.

O Juiz Diretor do Foro da Comarca de Contagem, Marcos Alberto Ferreira, declarou que a inauguração do novo Fórum representa um dia histórico para a cidade. “Este sempre foi um sonho para nós. O sonho de um dia termos uma comarca como esta, em um ambiente novo, adequado e construído para beneficiar os cidadãos, servidores e magistrados. Muitas pessoas, entre juízes, desembargadores, servidores e presidentes se empenharam para que chegássemos até aqui, e o meu muito obrigado a cada um que batalhou para a nossa conquista”, comemorou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minha Gerais (TJMG), Geraldo Augusto de Almeida, ressaltou que mesmo com o crescimento da comarca de Contagem, criada em 1972, os equipamentos não eram adequados e sempre ficaram devendo aos jurisdicionados o mínimo conforto e instalações condignas à grandeza em volume e a qualidade da prestação jurisdicional realizada no município. “Talvez sejam então, esta comarca e sua comunidade jurisdicionada as quais o executivo e o poder judiciário mais deviam, porque desde a sua instalação não pôde usufruir de sede adequada. Portando, há mais de 46 anos, havia este débito, com tentativas frustradas de amortização, mas que agora é pago em quitação definitiva, honrando a comarca com sede própria e digna neste moderno edifício contendo instalações adequadas e próprias à prestação dos serviços judiciários”, salientou.

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador, Saulo Versiani Penna, o presidente da OAB Contagem, Sanders Alves Augusto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Carvalho, secretários municipais, servidores e magistrados.

A entrega no novo Fórum faz parte do Plano de Aceleração de Obras do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, que busca aprimorar a prestação de serviços aos cidadãos e melhorar as condições de trabalho dos magistrados e servidores e as dependências das unidades do Poder Judiciário.

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest