Política Cultural da Região Metropolitana de BH é tema de livro lançado em Contagem
Por Isa Oliveira*
Título: Políticas de Cultura nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor: Rafael Aquino
Editora: Duo Editorial – 2018
O lançamento ontem (12/12/18) de Rafael Aquino é uma importante contribuição para a reflexão e análise do cenário cultural da RMBH. Sabará, Contagem e Betim estão entre os municípios pesquisados. A pesquisa reflete a implementação das políticas culturais nos municípios.
Militante, gestor cultural e coordenador da Casa Criativa de Contagem, Aquino é uma das figuras mais atuantes e representativas da sociedade civil a frente do setor cultural e das políticas afro-brasileiras. Uma referência na cidade de Contagem com projetos na área cultural, afro e de mobilidade urbana. Ele traz nesta publicação o resultado da sua pesquisa de mestrado na Puc-MG, contribuindo com um importante levantamento de dados e informações sobre as políticas culturais. Faz um mapeamento do funcionamento do sistema de cultura dentre outras abordagens como ICMS Patrimônio Cultural, Fundos de Cultura, Conselhos de Cultura e Patrimônio.
Tive a honra e o prazer de contribuir com sua pesquisa nas entrevistas concedidas, oferecendo um pouco dos meus 10 anos de experiência nas políticas públicas culturais no setor público.
Sua pesquisa entrega para a sociedade o retrato do funcionamento das políticas culturais e contribui para compreendermos seu estado e sua atuação, seus gargalos e avanços.
#cultura #politicasculturais #politica #pesquisacientifica #pesquisa #mapeamento #iephamg #iepha #patrimoniocultural #icmspatrimoniocultural #gestao #politicaspublicas #duocultura #lancamentodelivro #lancamento2018 #bh #contagem #conselhos #conselhosdepatriminio #snc #rafaelaquino #isapoetisacorujadasletras @rafaelquinoo
*Administradora Pública no Iepha-MG
Doutoranda em Estudos de Linguagens – Letras
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e em Gestão Cultural
Pesquisadora
Resenhista do canal de livros no Instagram: @isa_poetisa_coruja_das_letras
recommend to friends
  • gplus
  • pinterest