Programação do Trama Festival – Teatro em Contagem chega à sua segunda semana

Festival celebra os 20 anos do Grupo Trama

 O Trama Festival – Teatro em Contagem teve início no dia 5 e segue até 16 de junho, com uma programação diversa. Idealizado pelo Grupo Trama de Teatro, o festival celebra os 20 anos de atuação do grupo criado em 1998 pelos atores Carlos Henrique, Epaminondas Reis e Glicério Rosário, todos oriundos da extinta Cia. Sonho & Drama. O festival traz traz atividades como espetáculos de grupos de Minas Gerais e de outros estados do Brasil, workshops para artistas e gestores culturais, além de ações educativas em escolas públicas da cidade com as participações de fundadores, antigos e novos parceiros e integrantes do Trama.

A primeira edição conta as participações de cias como Grupo Galpão Preqaria Cia de TeatroGrupo Árvore Casa das ArtesGrupo Zap 18Truppe Dell´Art e Companhia Fiandeiros de Teatro.

Os espetáculos do Trama Festival serão apresentados nos espaços:

Praça da Jabuticaba (Centro, Contagem), Praça do Cigano (Inconfidentes, Contagem), Espaço Popular (Escadaria da Igreja São Gonçalo – R. Bueno Brandão, 40 – Centro), 4 Elementos Sítio Escola (Rua Barbacena, 55 – Alvorada, Contagem) e no Teatro da Casa Azul (Rua Dr. Cassiano, 120 – Contagem/Centro). A proposta do Grupo Trama é que o festival seja realizado anualmente, sempre no município de Contagem. Todas as atrações são gratuitas e contarão com tradução em libras.

O projeto Trama 20 anos é patrocinado pelo Atacadão, CNHI Industrial Capital e New Holland através dos benefícios da Lei Rouanet – Ministério da Cultura.

Ações educativas e formação de público

Uma atividade que vai preceder as apresentações dos espetáculos do Festival será a Ação Educativa. Mais do que simplesmente levar o público aos espetáculos, o objetivo desta ação é trabalhar a formação de público de maneira mais sólida.  Para tanto, serão realizados encontros entre os estudantes e arte-educadores em várias escolas da rede pública de Contagem.

 Patrícia Matos, uma das gestoras e produtoras do Grupo Trama, explica que o encontro entre arte-educadores e estudantes acontecerá tanto antes quanto depois dos espetáculos. “Com a ação educativa, pretendemos criar um elo maior entre os estudantes e o teatro, possibilitando a eles uma visão mais ampliada do que é teatro, sobre o histórico dos grupos e dos espetáculos que estarão na cidade”, explica.

Patrícia pontua ainda que o papel da ação é maior do que divulgar o festival, trata-se de estabelecer um diálogo mais profundo com os jovens no sentido de entender a percepção deles e estimular a aproximação com o teatro. “Não queremos apenas levar os estudantes aos espetáculos, queremos que o Festival possa contribuir de forma mais significativa e positiva na formação das crianças e jovens de contagem”, conclui Patrícia Matos,  evidenciando o caráter de ação continuada do projeto. A gestora estima atender um público de aproximadamente 1000 pessoas com a ação educativa.

Resistência:

Fazer teatro no Brasil já é um ato de resistência e essa palavra define bem os 20 anos do Grupo Trama. Nascido em Belo Horizonte em 1998, o grupo escolheu, há sete anos, ter Contagem como sede das suas ações, justamente por ser uma região onde acontecem poucas atividades teatrais. A escolha contribui para algo muito importante que é a descentralização das ações culturais, realizadas, em sua maioria, na região Centro Sul da capital mineira.

Nada mais pertinente que celebrar estes 20 anos de existência dando o pontapé inicial a um festival voltado para o teatro. Nasceu assim o Trama Festival que, já na primeira edição, tem o objetivo de se firmar como um evento anual na cidade.

A curadoria, que contou com o apoio de Marcelo Bones, diretor de espetáculo do Grupo Trama e nome significativo do teatro nacional, foi pensada justamente no sentido de fortalecer essa celebração reunindo grupos que estiveram presentes em momentos importantes da trajetória do Grupo Trama, além de grupos que possuem característica similares como   o fato de terem se estabelecido na periferia com o objetivo de ampliar o acesso da população ao teatro.

Além do Trama Festival, a celebração de 20 anos do Grupo Trama contará com três oficinas de teatro para atores e atrizes na cidade de Contagem, sendo que quatro dos participantes dessas oficinas serão selecionados para compor o elenco do novo espetáculo do grupo. Em breve será divulgado e iniciado o processo de seleção para participação nas oficinas.

Segundo Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo, “estas oficinas tem o intuito de oferecer oportunidades de capacitação a artistas locais e abrir espaço para que novos artistas contagenses possam vir a integrar o Grupo Trama, reforçando ainda mais nosso elo e diálogo com a cidade”, diz.

Para finalizar as comemorações, até o final do ano será lançado o livro 20 Anos de TRAMAs, que trará uma retrospectiva da história de atuação do Grupo entre espetáculos, projetos sociais e artísticos realizados além do palco.  Textos e fotos de parceiros e colaboradores do grupo e comporão o livro.

Trocas e parcerias

O festival acontece paralelo ao La Movida In Box um festival de microteatro inédito no Brasil, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho na Praça da Jabuticaba, em Contagem No La Movida In Box são realizadas apresentações de micropeças, de 15 minutos cada, dentro de contêineres e com ingressos a R$ 6,00. O Grupo Trama também apresentará uma micropeça ao lado de outros grupos participantes.

 

Sobre o Grupo Trama:

Fundado em 1998, por atores vindos da extinta Cia. Sonho & Drama, o Grupo Trama prepara-se para, em 2018, comemorar seus 20 anos de atuação.  O Histórico do Grupo pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos como “O Homem da Cabeça de Papelão”; “Os Três Patéticos”; “John & Joe”; “Ovos, Suor e Lágrimas”, entre outros e pelo desenvolvimento de projetos além-palco.  As montagens do Grupo têm como característica geral trazer à cena temas que possam propor algum tipo de reflexão crítica sobre a sociedade atual. Os projetos além-palco incluem atividades de intercâmbio com outros grupos e valorização da cultura popular.  Há sete anos o Grupo está sediado na cidade de Contagem onde realiza diversos projetos cujo foco é o fortalecimento da produção teatral e a valorização da cultura local.

 

 **CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA SEMANA DO TRAMA FESTIVAL

ATIVIDADE: Bate papo com o Grupo Trama

DATA: 12/06

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Escola 4 Elementos – Rua Barbacena 55, Alvorada

DETALHAMENTO: Encontro de bate papo e confraternização de grupos, artistas e publico.  Leitura Dramática do Espetáculo “O Homem da Cabeça de Papelão”, com Carlos Henrique, Epaminondas Reis e Glicério Rosário.

ATIVIDADE: Espetáculo “Ih, sujou!” – Grupo Trama

DATA: 13/06

HORÁRIO: 10h

LOCAL:  Escola Municipal Otacir Nunes dos Santos (Funcionários)

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: GRUPO TRAMA / Contagem MG

Classificação etária: Livre

Gênero: Rua

Sinopse: O espetáculo acontece lá no futuro, num futuro não muito distante, no dia que todas as pessoas do planeta foram engolidas por um grande monstro de lixo!  Perdidos na grande montanha de garrafas, embalagens, plásticos, eletrônicos e todo tipo de descartáveis, três sobreviventes tentam se recordar de como viviam, como se relacionavam com o lixo e porque ele tomou conta do mundo.  A culpa é sua! Não, é sua! Não, é sua! Será de todos nós?  Cuidado todo lixo é retornável.

ATIVIDADE: Espetáculo “Homem vazio na selva das Grandes Cidades” – Grupo Zap 18

DATA: 13/06

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Teatro Casa Azul – Rua Dr. Cassiano, 120 – Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: ZAP 18 / Belo Horizonte MG

Classificação etária: 14 anos

Necessário reservar ingresso antecipadamente pelo email grupotramacomunicacao@gmail.com

Gênero: Drama

Sinopse: Ao contar a saga de um escritor ‘perdido’, já sem inspiração e idéias para um novo romance, a ZAP 18 lança seu olhar sobre os tempos vividos hoje. Nesse contexto caótico, se dará a saga do escritor, repleta de reviravoltas e infortúnios. Nessa ‘selva’, ele será roubado, confundido, manipulado e se aproximará perigosamente do poder e do rei D’Lamerde.

ATIVIDADE: Espetáculo “De Tempos Somos” – Grupo Galpão

DATA: 14/06

HORÁRIO: 20h30

LOCAL: Espaço popular (escadaria da igreja São Gonçalo) – Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: GRUPO GALPÃO / Belo Horizonte MG

Classificação etária: Livre

Gênero: Rua

Sinopse: Com esse trabalho o Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo, e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa

 

ATIVIDADE: Espetáculo “Vento Forte para Água e Sabão” – Cia Fiandeiros de Teatro

DATA: 15/06

HORÁRIO: 10h e 15h

LOCAL: Teatro Casa Azul – Rua Dr. Cassiano, 120 – Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: Cia Fiandeiros / Recife PE

Classificação etária: Livre

Necessário reservar ingresso antecipadamente pelo email grupotramacomunicacao@gmail.com

Gênero: Teatro para Infância e Adolescência

Sinopse: O texto narra a história de amizade entre uma bolha de sabão chamada Bolonhesa e Arlindo, uma rajada de vento. Sabendo dos riscos que corre por ser uma bolha, Bolonhesa já havia decidido ficar parada no seu cantinho, com medo de se arriscar a conhecer o mundo. Até se encontrar com Arlindo que, com muita diversão e cumplicidade, ajuda a bolhinha a viver uma divertida aventura, descobrindo as coisas lindas espalhadas pelo mundo e dando sentido a sua existência. Questões como vida e morte são abordadas através da metáfora da bolha de sabão, cuja própria existência é extremamente rápida e passageira. O Espetáculo é um musical, cantado e tocado ao vivo pelos atores, e traz a personagem da Bolha de Sabão (Bolonhesa) como uma bailarina clássica e do vento (Arlindo) como um Caboclo de Lança, apostando nas relações aparentemente antagônicas, para criar um só universo de comunhão de encontros inusitados e da efemeridade da vida com poesia e delicadeza.

ATIVIDADE: Espetáculo “Balaio Popular” – Grupontapé

DATA: 15/06

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Praça da Jabuticaba– Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: Grupontapé / Uberlândia – MG

Classificação etária: Livre

Gênero: Rua

Sinopse: Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé de Teatro une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de BH, e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. “Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

 ATIVIDADE: Espetáculo “Ovos, Suor e Lágrimas” – Grupo Trama

DATA: 15/06

HORÁRIO: 20h30

LOCAL: Praça da Jabuticaba – Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: GRUPO TRAMA / Contagem MG

Classificação etária: Livre

Gênero: Rua

Sinopse: Um casal de vendedores ambulantes invade a cidade para oferecer uma deliciosa iguaria. Mas, entre nuvens de farinha, ovos quebrados e lágrimas de cortar cebola, eles transformam a arte da culinária num divertido e lúdico espetáculo. O público torna-se assistente do casal de gourmet e também cúmplice de uma historia de amor.

ATIVIDADE: Espetáculo “O Auto do Tatu” – Grupo Árvore Casa das Artes

DATA: 16/06

HORÁRIO: 17h

LOCAL: Praça da Jabuticaba – Centro

DETALHAMENTO:

Grupo/origem: Grupo Árvore Casa das Artes / Vitória – ES

Classificação etária: Livre

Gênero: Rua

Sinopse: Em o “Auto do Tatu”, uma trupe de brincantes surge perante o público para apresentar a história de uma comunidade que luta para reaver um animal sagrado, símbolo maior de sua felicidade. O espetáculo é um musical com bonecos, inspirado nas manifestações populares brasileiras; uma brincadeira que percorre os caminhos da imaginação reverenciando as forças da natureza. O “Auto do Tatu” propõe uma reflexão sobre a importância da ancestralidade e do respeito à grande mãe Terra.

ATIVIDADE: Re-Bo-li-ço do Boi Rosado (Folguedo Boi Rosado – Contagem/ MG)

DATA: 16/06

HORÁRIO: 18h

LOCAL: Praça da Jabuticaba – Centro

DETALHAMENTO: Boi Rosado é um folguedo de  bumba-meu-boi,  criado em 2008, pelo artista plástico, professor, poeta e ambientalista Severino Iabá, em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa.  Sua história que transita pela literatura e o meio ambiente,  tem dialogado e contribuído para transformação da nossa realidade. Suas primeiras aparições se deram com a participação de estudantes, professores de duas escolas municipais de Contagem e Betim/MG. Suas últimas aparições aconteceram no Parque Municipal, no Expominas, bairro Santa Tereza de Belo Horizonte e na 44ª Festa da Abolição dos Arturos  em Contagem. Trata-se de um auto (composição teatral) que começa com a libertação do Boi Rosado e termina com uma grande festa, celebrada com cortejo, aboio, arremedo e dança de roda, como a ciranda. A presença do Boi traz  alegria, espanta e encanta a todos por onde passa.

SERVIÇO

Trama Festival – Celebração de 20 anos do Grupo Trama de Teatro

Quando: 5 a 16 de junho

Onde: Praça da Jabuticaba (Centro, Contagem)

Praça dos Ciganos (Inconfidentes, Contagem)

Espaço Popular (Escadaria Igreja São Gonçalo – R. Bueno Brandão, 40 – Centro, Contagem)

Teatro da Casa Azul (Rua Dr. Cassiano, 120 – Centro, Contagem)

4 Elementos Sítio Escola (Rua Barbacena, 55 – Alvorada, Contagem)

Redes Sociais: https://www.facebook.com/grupotramadeteatro/

* Os espetáculos do Trama Festival contarão com intérpretes em Libras

 Contatos:

Informações para o público: 2515 1580

grupotramacomunicacao@gmail.com

Contatos – Produção Grupo Trama: 2515 1580 /98416 0452: Carlos, Patrícia ou Andréia

 Contatos:

Informações para o público: 2515 –1580 // grupotramacomunicacao@gmail.com 

Foto: Andreia Carvalho

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest