Reformulação no sistema viário contagense promete melhorias

Edital contempla reformulação total do transporte coletivo, com
mais segurança e conforto em viagens mais rápidas

Carol Cunha Repórter

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, assinou, no dia 16 de abril, a autorização para abertura do processo de licitação do transporte público do município. A solenidade marca a efetivação de um compromisso assumido com a população durante a campanha: o de modernizar o sistema de transporte coletivo, garantindo mais segurança e conforto ao cidadão.
O prefeito destacou que trata-se de um momento histórico, que corrobora para a implementação de um novo tempo na cidade. “Na história de Contagem há apenas um processo de licitação realizado até hoje no transporte. O papel do
poder público é estabelecer parâmetros para que o privado se interesse pela concessão e, ao mesmo tempo, entregue um serviço de qualidade”, disse o prefeito, acompanhado do vice William Barreiro.
A prefeitura está a fazendo a sua parte. Além da licitação, o município anunciou recentemente investimentos de R$ 302 milhões em obras de mobilidade, que contribuirão para reduzir o tempo de viagem e o preço das passagens.
“Esse é o primeiro passo, muito importante, de outros tantos que virão. Vamos juntos construir uma cidade com olhar para o futuro”, ressaltou.
O Edital de licitação do Transporte Público de Contagem prevê a criação de um Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Além de mudanças significativas na prestação do serviço, serão construídos três grandes corredores: Ressaca,
Leste-Oeste e Norte- Sul. Para a implantação de todo o sistema, a prefeitura estima que serão necessários investimentos em torno de R$ 22O milhões.
Novos corredores De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, em um dos corredores será instalado o sistema BRT ao longo das avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff, formado por dez estações de transferências.
Além disso, o novo sistema prevê a execução de quatro terminais: Sede, Ressaca, Petrolândia e Darcy Ribeiro, além da requalificação do terminal do Metrô, no bairro Eldorado. Peixoto ainda ressaltou o foco na sustentabilidade. Boa parte dos ônibus terão ar condicionado e 5% serão elétricos, com câmeras e botões que permitem acionar as autoridades em caso de anormalidade. Ressalta-se que também serão instalados painéis elétricos nos pontos de parada e estações de transferências. Parte da frota será equipada com wifi. Peixoto ainda lembrou que o novo edital possibilitará a racionalização do transporte público em Contagem, reduzindo o percurso do itinerário e o tempo de viagem. “Hoje, 27% da nossa população utiliza dois ônibus e paga duas passagens. A partir do momento que colocarmos em prática esse edital, acredito que essa situação reduzirá potencialmente.
Portanto, o edital contém uma série de propostas que me fazem acreditar que este processo será referência para todo o Brasil”, avaliou.

Fotos: Cássio Matias

 

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest