Taxistas de BH e região têm até 29 de junho para aferir táximetros

Os carros começam a ser vistoriados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) na próxima segunda-feira (21).

Taxistas de Belo Horizonte e região metropolitana terão até 29 de junho para realizar a verificação no taxímetros dos veículos. Os carros começam a ser vistoriados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) na próxima segunda-feira (21). O objetivo do procedimento é evitar fraudes e assegurar o preço registrado pelo aparelho, com base na distância e no tempo gasto durante o trajeto percorrido pelo táxi.

Atualmente, todos os táxis compõem a frota da região metropolitana estão obrigados a realizar a vistoria, os taxistas devem levar o alvará/permissão para exercer a função de taxista liberada pelo Município, o Documento Único para Transferência do Veículo (DUT), o certificado de verificação do taxímetro do ano anterior e a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada, prevista na Lei Federal.

O valor da taxa metrológica é de R$ 52,18 e deve ser paga em qualquer banco e casas lotéricas. Conforme explica Rocha, a GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br) ou em uma das oficinas credenciadas pelo Ipem-MG.

O taxista que não puder comparecer à aferição na semana correspondente ao final da sua placa está sujeito às penalidades previstas na Lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável deve procurar o Ipem-MG para justificar sua ausência e regularizar sua situação

Consulte a data de acordo com o final de sua placa.

 

recommend to friends
  • gplus
  • pinterest