14º Festival de Verão UFMG tem abertura nesta segunda-feira

By

Festival acontece entre 3 e 6 de fevereiro; todas as atividades são gratuitas e realizadas no Baixo Centro de Belo Horizonte

Começa nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a 14ª edição do Festival de Verão UFMG. Cinco das nove oficinas do festival têm início durante o dia, além de uma roda de conversa, marcada para as 15h30. A solenidade de abertura terá início às 18h30 e contará com uma diversidade de atrações culturais que serão realizadas no Centro Cultural UFMG e no Centro de Referência da Juventude, prédios vizinhos na região Central de Belo Horizonte.

Abrindo a programação, às 18h30 acontece o pocket show Dona Jandira comemora 15 anos de carreira. A artista apresenta um repertório com canções que marcaram sua trajetória, acompanhada do convidado especial José Dias. O pocket show será realizado no Centro Cultural UFMG, onde também pode ser vista a exposição Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música – já aberta para visitação, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h.

Na sequência, às 19h, será realizada a inauguração da exposição Movências: CorpoCidade. Essa exposição é um dos projetos especiais do Festival de Verão e revela o talento de 14 jovens artistas que atuam na região do entorno da Praça da Estação. Com curadoria de Wilson de Avellar, a mostra é composta por fotografias, ilustrações, pinturas, entre outras linguagens artísticas. A inauguração contará ainda com performances de três artistas que integram os trabalhos. A classificação do evento é de 16 anos.

Em seguida, às 20h, o público é convidado a seguir para o Centro de Referência da Juventude, do outro lado da praça. É lá que será apresentada a coreografia LAVA, proposta por Thiago Granato. A apresentação é resultado da residência de criação coreográfica com o artista e integrantes do Ballet Jovem Minas Gerais (formado por egressos do Ballet Jovem Palácio das Artes e ex-integrantes da Cia SESC de Dança), além de artistas de dança da cidade selecionados por edital. A atividade é desenvolvida em parceria com o Verão Arte Contemporânea 2020.

O Festival de Verão UFMG está em sua 14ª edição, sendo realizado entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Ao longo de quatro dias, o público da capital e região metropolitana poderá aproveitar dezenas de atividades. Partindo do tema CorpoCidade, o evento busca potencializar o entendimento da cidade como território cultural e, em especial, a relação com os sujeitos que atuam em um momento de efervescência cultural na região do Baixo Centro de Belo Horizonte.

Todas as atividades são abertas ao público e têm entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços. Confira a programação completa em www.ufmg.br/festivaldeverao ou no arquivo em anexo.

Serviço:
Abertura 14º Festival de Verão UFMG
Data: 3 de fevereiro

Pocket show de Dona Jandira
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro ‒ Belo Horizonte)

Inauguração da exposição Movências: CorpoCidade
Horário: 19h
Local: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro ‒ Belo Horizonte)

LAVA – Criação coreográfica residência de Thiago Granato 
Horário: 20h
Local: Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Centro ‒ Belo Horizonte) 

Você pode querer ler

Mais quentes