Daniel Carvalho solicita hospital público veterinário para Contagem

By

Desde o ano de 2015, o vereador Daniel Carvalho abraça a causa animal na Câmara e luta para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados a eles. Na semana em que se comemora o “Dia Nacional dos Animais”, o parlamentar ampliou o debate solicitando que Contagem tenha um hospital público veterinário. O pedido foi realizado por meio de um requerimento apresentado durante a reunião plenária desta terça-feira (16/03).

De acordo com o documento, o objetivo é atender gratuitamente cães e gatos de famílias que comprovadamente moram na cidade e não têm condições de pagar pelos tratamentos. A instituição realizará atendimentos de urgência e emergência, consultas, exames de imagem, exames laboratoriais, cirurgias de esterilização e internação de animais.

“Essa é uma proposta de política pública efetiva e também para a promoção da saúde pública do município voltada aos animais. O hospital irá atuar diretamente no tratamento de doenças e contribuir com as demandas de castração e esterilização”, destaca Carvalho.

Belo Horizonte conquistou o primeiro hospital, que já está em funcionamento. A unidade tem capacidade de atendimento de 30 cães ou gatos por dia, sendo 27 atendimentos para animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa dos animais.

“Esse é um grande ganho para a população e um exemplo para outros municípios. Contagem pode seguir a mesma linha da capital e ofertar de forma gratuita o atendimento veterinário para aqueles que não podem arcar com as despesas de seus bichinhos de estimação”, completou o vereador.

Necessidade

Os irmãos Jordan Soares e Lorraine Soares contaram com a solidariedade dos vizinhos e amigos para garantir atendimento ao Black – um cãozinho que foi atropelado após ser abandonado nas ruas do bairro Novo Eldorado. Os altos investimentos foram custeados por eles com ajuda de uma vaquinha online.

Para esse caso, o hospital veterinário gratuito seria de grande valia. “Os gastos com o tratamento são elevados e em situações como a do Black, que precisou de muitos exames, as despesas são ainda maiores”, afirmou Jordan.

Ele contou ainda que, atualmente, abriga seis cachorros, todos adotados. “Além do Black, que chegou agora, tenho outros cães que já precisaram de atendimento veterinário. Especialmente pela questão financeira, essa é uma forma de garantir que todos os animais tenham acesso aos tratamentos adequados”.

Projetos

Daniel Carvalho apresentou na Câmara de Contagem diversos projetos de lei e requerimentos em busca de garantias e por punições mais rígidas para quem abusa e pratica maus-tratos contra os animais. Dentre eles, vale destacar o pedido e cobranças pela melhoria da estrutura do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, com reforma e modernização da unidade; aquisição do castramóvel; projeto que deu origem à Lei 4.991/2019, que institui, em Contagem, a campanha de prevenção ao abandono de animais “Dezembro Verde”; projeto de lei que estabelece sanções e penalidades para quem maltrata os animais; entre outros.

“Pensando na importância da causa animal para a verdadeira integração do homem com o meio ambiente, lutamos pelo respeito aos direitos dos animais e por políticas públicas que fortaleçam as instâncias de defesa ambiental. Nosso objetivo sempre foi pautar esse debate na Câmara e construir, junto com outros atores sociais, políticas efetivas de desenvolvimento sustentável, com preservação integral da natureza e dos animais”, concluiu Daniel Carvalho.

 Foto: Leandro Perché/Divulgação

Você pode querer ler

Mais quentes