ONG Favela É isso Ai realiza Live dia 07/04

By

Os 20 selecionados para a segunda temporada do projeto serão conhecidos em Live na próxima quarta-feira, 07/04. Ainda na programação bate papo com os organizadores e lançamento do documentário “Mesa de Thereza”

O Favela é Isso Aí apresenta o resultado do edital Periferias em Rede – segunda temporada, na próxima quarta-feira, dia 07 de abril, às 17 horas, em uma transmissão ao vivo pelo canal da ONG no YouTube. Na oportunidade ainda haverá bate papo com os organizadores e convidados e será lançado o documentário Mesa de Thereza, feito a partir do acompanhamento e registro de cinco intervenções urbanas realizadas pela artista plástica Thereza Portes entre os anos de 2018 e 2019.

O projeto Periferias em Rede tem como proposta, para além da exclusão e da carência, mostrar a potência das periferias, através do registro de iniciativas que transformam a cidade, cada qual à sua maneira. Para tanto promoverá a segunda temporada de uma série de vídeos que retratam o trabalho de artistas, grupos culturais e coletivos que atuam nas favelas da capital e periferias da região metropolitana de Belo Horizonte. Eles serão filmados por produtores audiovisuais atuantes na região citada, também selecionados através do edital.

De acordo com Clarice Libânio, uma das idealizadoras do projeto e membro da comissão de seleção, “esta edição trouxe de forma muito explícita toda a potência das periferias da RMBH. Foram mais de 160 inscritos e a Comissão teve de fato que fazer escolhas difíceis, abrir mão de grandes propostas e experiências fantásticas”. A partir da riqueza do material recebido, Clarice aponta que serão propostos outros produtos, não previstos anteriormente, além de uma terceira edição da Série, incluindo aqueles que já se inscreveram e ficarão como suplentes.

Em sua primeira temporada, a Série, que pode ser conferida na playlist do projeto no YouTube, buscou projetos que promovessem, a partir das periferias, a transformação social através da arte e da cultura, da ação comunitária e coletiva e da ação em rede. Com a intenção de fazer uma ponte com a nova temporada, a Live do dia 07 de abril, também vai exibir o documentário Mesa de Thereza.

De acordo com César Mauricio, diretor do filme, “a Mesa de Thereza fala de compartilhamento, de troca, de vivência e apropriação do espaço público e, através do ato de coar e tomar café na rua, faz a conexão entre as diversas partes da cidade e os diversos sujeitos que nela habitam e transitam. Assim, a mesa é, por si só, uma grande periferia em rede, uma ação política através da arte”.

Cada um dos 20 selecionados neste edital receberá prêmios de 2 mil reais e será convidado a participar de um seminário online (webinário), com apresentação dos filmes, rodas de conversa e debates com os diretores e com os grupos que tiveram seus trabalhos retratados.

Realização

O projeto é uma realização da ONG Favela é Isso Aí viabilizada através do Edital nº 02/2020 – modalidade credenciamento pontos de cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Serviço:

Live Periferias em Rede

Dia 07/04/2021

17 horas

No canal Favela É Isso Aí – https://www.youtube.com/user/favelaeissoai

Foto: Mesa de Thereza no dia do Patrimônio Cultural 2019

Legenda: Mesa de Thereza realizada na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, no evento dia do Patrimônio Cultural, promovido pelo IEPHA/MG, agosto 2019

Créditos: César Maurício

Você pode querer ler

Mais quentes