Contagem inicia vacinação das forças de segurança contra a Covid-19

By

A Prefeitura de Contagem começou nesta segunda-feira (12/4) a vacinar as Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, em Contagem, contra a Covid-19.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais enviou 160 doses para imunizar esse grupo, o que representava apenas 6% das 2.541 doses anunciadas para o município.

Diante desse número restrito de doses, a Prefeitura de Contagem optou pela estratégia de fazer a vacinação de modo proporcional entre as categorias.

Para a distribuição proporcional das doses, foram definidos quatro grupos prioritários, sendo: 1) trabalhadores envolvidos no atendimento ou transporte de pacientes.; 2) trabalhadores evolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; 3) trabalhadores envolvidos nas ações de vacinação contra a covid-19; e 4) trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e com o público independente da categoria.

Para o grupo 4, por ser o maior e mais amplo, serão aplicados os critérios de maior idade (desde que esteja no serviço ativo) e presença de comorbidades.

Os critérios quanto aos profissionais que receberão as doses constam em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. São eles: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Servidores do Sistema Prisional e Socioeducativo, Guarda Municipal, Salvamento e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

As instituições listadas deverão encaminhar lista com os dados dos servidores serem vacinados pelo email: vacina@contagem.mg.gov.br. A vacinação será feita por agendamento.

A deliberação da Secretaria de Estado de Saúde não incluiu os agentes de trânsito, da Defesa Civil e demais servidores dos órgãos de fiscalização do município.

A Prefeitura de Contagem discorda com a exclusão destes grupos visto que estes servidores estão trabalhando na linha de frente e são essenciais no enfrentamento à pandemia. A Prefeitura afirma que reforçará junto ao governo do estado a prioridade para que sejam incluídos junto às demais categorias.

Repórter Vanessa Trotta Batista

Fotógrafo Fábio Silva

Você pode querer ler

Mais quentes