Prefeitura libera o funcionamento do comércio não-essencial no feriado do dia 1º de maio

By

Para promover a retomada do desenvolvimento econômico na cidade e contribuir com a geração de renda, a Prefeitura de Contagem flexibilizou a abertura do comércio não-essencial durante o feriado de 1º de maio. O Decreto 111/2021 foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (27/4). A medida prevista apenas para este sábado (1/3) sobrepõe os efeitos do Decreto 106/2021, que restringe o funcionamento do comércio não-essencial, como bares e restaurantes aos domingos e feriados. Já no domingo (2/5), a determinação sobre o fechamento de bares, restaurantes e outras atividades comerciais volta a prevalecer no município.

Contudo, para conter a propagação do vírus nos centros urbanos – especialmente no final de semana que antecede o Dia das Mães – a Prefeitura reitera a importância de alguns cuidados básicos, como o distanciamento social, utilização de máscara de forma correta e higienização das mãos. Atualmente, Contagem possui uma taxa de ocupação de 97% para leitos de UTI e 84% para leitos de enfermaria.

Segundo a prefeita de Contagem, Marília Campos, as atividades não-essenciais estão em um retorno gradual. “Estamos trabalhando para promover a retomada do desenvolvimento econômico, retornando as atividades não-essenciais com responsabilidade. Também estamos intensificando a fiscalização para que as medidas sanitárias sejam cumpridas. Pedimos sempre a colaboração de todos, com uma atitude de cuidado e respeito às regras, para mantermos a atividade comercial aberta. A parte da Prefeitura estamos fazendo”.

O que funciona

Bares e restaurantes ficarão abertos neste sábado das 7h às 20h. Supermercados e hipermercados (açougue e peixaria, hortifrutigranjeiros, minimercados e armazéns mercearias) também funcionarão das 7h às 20h. Padarias, lanchonetes e trailers poderão funcionar das 5h às 20h, porém, com o consumo proibido no local.

Já os shoppings, galerias de lojas e centros de comércio funcionarão das 10h às 20h. Templos religiosos e igrejas podem funcionar das 7h às 20h, com uma taxa de ocupação de 30% da capacidade, além do cumprimento das medidas sanitárias a serem apresentadas em protocolo específico para o segmento.

Regras

Para manter o comércio aberto, algumas regras permanecem em vigor e devem ser seguidas pelos proprietários dos estabelecimentos, como a manutenção do distanciamento e uso de máscara. Agora, em ambientes fechados, só pode haver uma pessoa a cada cinco metros quadrados. Em lugares abertos, o distanciamento mínimo foi reduzido para dois metros quadrados.

Para ler o Decreto 111, de 27 de abril de 2021, na íntegra, acesse o site: http://www.contagem.mg.gov.br/…/5054doc-e…

Veja o que pode abrir no feriado de 1º de maio:

– Padarias, lanchonetes e trailers (proibido consumo no local)

5h às 20h

– Comércio varejista em geral

9h às 15h

-Shoppings Centers

10h às 20h

– Mercado Central de Contagem

7h às 19h

– Autoescolas

7h às 19h

– Serviços regulares com atendimento ao público

7h às 18h

– Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico

6h às 22h

– Comércio de laticínios e frios, açougues, hortifruti, supermercados

7h às 20h

– Artigos médicos e ortopédicos

– Comércio de medicamento e alimento para animais

– Material elétrico, hidráulico, ferragem e madeireira

– Locação de veículos

– Estacionamentos

– Correios

– Bancas de jornal

– Clínicas de estética, salões de beleza e barbearias

– Bares e restaurantes

– Agências bancárias e lotéricas

– Oficinas e peças de veículos

– Comércio atacadista

Repórter Bruna Alessandra

Você pode querer ler

Mais quentes