Espaço do Conhecimento UFMG realiza programação especial durante a 19ª Semana Nacional de Museus

By
As atividades acontecerão no site e nas redes sociais do Espaço do Conhecimento, de 17 a 23 de maio

 De 17 a 23 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realiza a 19ª Semana Nacional de Museus, abrangendo instituições de todo o país. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do evento com uma extensa programação, totalmente gratuita e virtual: uma série de vídeos sobre a exposição Demasiado Humano, uma oficina sobre o patrimônio cultural de Belo Horizonte e as canções do Clube da Esquina, um vídeo de contação de histórias em Libras, um texto que discute a acessibilidade em tempos remotos e lives de literatura e astronomia. Confira os detalhes e participe!

Série de vídeos Janela Digital

Você sabe como surgiu o mundo? Como se dá a evolução humana? E como eram os grandes mamíferos? Na série de vídeos Janela Digital, mediadores do museu abordam temas curiosos tratados na exposição Demasiado Humano. A atividade acontece de 17 a 23 de maio, às 15h, no YouTube e no IGTV do Espaço do Conhecimento.

Blog do Espaço – Texto Acessibilidade em tempos remotos

O texto discute quais os elementos necessários para realizar ações educativas de forma remota que sejam acessíveis a todos os públicos. A atividade acontece no dia 18 de maio, às 10h, no blog do Espaço do Conhecimento.

Espaço Literário: leituras comentadas

Leitura e discussão de trechos da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, em live no YouTube. A atividade acontece no dia 19 de maio, às 17h, no YouTube do Espaço do Conhecimento.

Descobrindo o Céu: sessões online de Astronomia

Live onde mostramos o que pode ser visto no céu de Belo Horizonte, na noite da apresentação, e discutimos temas de astronomia. A atividade acontece no dia 20 de maio, às 17h, no YouTube do Espaço do Conhecimento.

Clube da Esquina: Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

Nesta oficina virtual do projeto Espaço em Rede, promovemos a educação patrimonial através das canções do Clube da Esquina, cuja trajetória se mistura a lugares e momentos históricos da capital mineira. Inscrições gratuitas pelo formulário disponível na página www.ufmg.br/espacodoconhecimento/espaco-em-rede. A atividade acontece no dia 22 de maio, às 10h, pelo Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail).

Sábado com Libras: Contação de Histórias em Libras

Vídeo super divertido com contação de histórias acessível em Libras, narrada pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. A atividade acontece no dia 22 de maio, às 12h, no YouTube do Espaço do Conhecimento.

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

Serviço:

19ª Semana Nacional de Museus do IBRAM | Programação do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 17 a 23 de maio

Classificação: livre

Onde: YouTube, IGTV, blog do Espaço, Zoom.

Você pode querer ler

Mais quentes