Grafite alegra fachada da nova unidade de saúde da Vila São Paulo

By

Mais um equipamento municipal foi contemplado com as obras do artista Rafael Sá em Contagem.  Na última terça-feira (11/5), o grafiteiro realizou intervenções artísticas nos muros da unidade de saúde da Vila São Paulo, que foi inaugurada na quarta-feira (12/5) pela prefeita Marília Campos e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Durante a obra, Rafael Sá também ministrou uma oficina de grafite para três jovens da cidade. Segundo a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, a ideia de levar a arte para os muros do equipamento público surgiu com o objetivo de oferecer um ambiente mais alegre e acolhedor aos usuários e profissionais da nova UBS.

“Aproveitamos a vinda do artista e convidamos jovens da região para participarem da oficina. Sempre procuramos envolver a comunidade nas ações que realizamos, pois acreditamos que a participação popular é importante e capaz de incentivar a comunidade a cuidar dos espaços públicos. O grafite trouxe mais cores para o local”, ressaltou.

Oficina

Rafael Sá apresentou aos jovens interessados em aprender a arte do grafite as técnicas, os materiais, as ferramentas, além de explicar como preparar e usar os recursos em cada intervenção.

Foi mostrado o borrifador e os diversos bicos de spray que servem para executar preenchimentos, traços finos e grossos. Além disso, o artista informou como  deve ser feita a proteção dos espaços que não serão pintados e deu dicas de como conseguir as cores e as tonalidades desejadas.

“Sugiro que os jovens brinquem com as cores, com as figuras e expressem os sentimentos por meio da arte. Foi a primeira vez que sou contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc. Essa oficina é uma contrapartida que ofereço à comunidade local. Gosto de ensinar a arte do grafite e espero que os jovens usem os conhecimentos em outras intervenções pela cidade”, disse Rafael Sá.

Arthur Vieira, de 15 anos, disse que tinha curiosidade pela arte do grafite e que resolveu participar da oficina para experimentar e conhecer as técnicas. “Estou gostando muito e espero ainda participar de outras intervenções de grafite”. Já Ana Luiza de Assis, 15 anos, contou que já tinha grafitado com spray, mas não com borrifador e em muro chapiscado. “Foi diferente, um desafio. Quero grafitar como hobby, pois já tenho a música bastante presente na minha vida”.

Vinicius Ribeiro, de 16 anos, falou que foi atrás de mais conhecimentos e desafios. “Já desenho no papel com lápis e caneta, agora estou experimentando o grafite. Estou gostando muito”.

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) fica na rua Arquimedes, 30, na Vila São Paulo, em Contagem. Ela começou a funcionar nesta quinta-feira (13/4) e segue oferecendo atendimentos médicos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

http://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157719162469162/with/51172982991/

Repórter Robson Moreira

Fotográfa Janine Moraes

Você pode querer ler

Mais quentes