Fundador da Companhia de Dança Burra participa do projeto Aulas Abertas

By

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, o performer mineiro Marcelo Gabriel, apresenta uma livre adaptação para vídeo de seus trabalhos, intitulada de Homem com o coração arrancado do peito”. Incentivador da experimentação no universo das artes, o bailarino busca por representações que fogem dos padrões considerados convencionais.

Segundo Marcelo, patologizar a arte e os artistas transformando-os em párias sociais, loucos e exploradores do dinheiro público são mecanismos de poder que estão sendo levados para tentar calar vozes importantes do pensamento crítico do país. Ele diz que vivemos nesta onda ultraconservadora, reflexo do medo e ilusória forma de proteção baseada numa lógica capitalista. Para ele, a arte desenvolve a humanidade, a evolução espiritual do homem e não é uma mercadoria. A arte é uma potência de lucidez em contraponto a loucura capitalista do mercado. “Não tenho medo de ser diferente, tenho medo de ser igual, da manada”, diz o dançarino.

Alguns temas são recorrentes em seu trabalho, como questões atuais que vêm sendo tratadas ao longo de muitas décadas. “Se estamos conversando sobre tudo isso é graças a todos que já começaram essa luta lá atrás, contra a homofobia, machismo, misoginia, racismo, etnocídio”. Marcelo diz que precisamos expandir a nossa capacidade de aceitar e aprender com as diferenças, pois o mundo seria um lugar estéril sem elas, já que trazem muita riqueza e profundidade as nossas vidas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco sobre o trabalho deste artista que é capaz de provocar reflexões sobre as adversidades sociais contemporâneas.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E_GdokYgrr0 
 
Marcelo Gabriel é fundador, criador, diretor, ator e dançarino da Companhia de Dança Burra.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook:
 https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Você pode querer ler

Mais quentes