Prefeitura se reúne com representantes do Sindicato dos Taxistas para discutir demandas da categoria no município

By

A Prefeita Marília Campos participou de uma reunião nesta quarta-feira (09/6) com o presidente e vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), Avelino Moreira e João Paulo de Castro, respectivamente; o presidente da Autarquia Municipa de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Renato Guimarães, e o ex vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac.

Durante o encontro, o presidente do Sincavir, Avelino Moreira, conversou com a prefeita sobre a implantação de uma lei voltada para a regulamentação dos aplicativos de táxi no município. “O tema transporte é uma pauta muito importante na nossa cidade. A Transcon já está analisando a situação para elaborarmos uma proposta de legislação sobre regulamentação dos aplicativos de táxi, para ser apresentada na nossa Câmara Municipal”, afirmou a prefeita.

Alevino aproveitou a ocasião para fazer uma solicitação para a prefeita em favor dos taxistas. Ele pediu que fosse estudada a possibilidade de inclusão da categoria no plano de imunização com os motoristas de transporte coletivo, já que a categoria também trabalha no transporte de passageiros e tem contato direto com um grande número de pessoas. “A nossa compreensão é de que o motorista de táxi presta um serviço credenciado pelo poder público e se equipara ao serviço de transporte público. Os taxistas rodam por toda a cidade e acabam tendo uma grande exposição ao vírus”, afirmou o presidente do Sincavir.

Após ouvir a solicitação do sindicato, a chefe do executivo disse que, junto com a Transcon, irá articular com a Secretaria de Saúde a possibilidade dessa vacinação, para que não só os taxistas, mas todas as categorias do transporte público regulamentadas pela Transcon, sejam imunizadas, tão logo o município receba novas doses da vacina.

Outro assunto abordado durante o encontro foi a possibilidade da vinda para Contagem do serviço de Táxi Lotação, que já acontece em Belo Horizonte há mais de 12 anos. Segundo Paulo Lamac, o táxi lotação é um serviço de modalidade específica do serviço de táxi que oferece à população mais uma opção de transporte, com mais conforto e comodidade.

“O táxi lotação é uma experiência bem sucedida em Belo Horizonte há alguns anos e, hoje, está sendo apresentada à administração de Contagem. É uma proposta interessante e inovadora que é trazida para o município, e nossas expectativas são de que em breve a prefeitura aprove o projeto e possa oferecer esse serviço inovador para a população contagense”, afirmou.

O Táxi Lotação consiste em disponibilizar o serviço de táxis em trajetos fixos determinados pela prefeitura, onde a demanda é grande, mas não o suficiente para disponibilizar uma linha de ônibus.  O táxi pode ser compartilhado por até quatro pessoas ao valor de uma tarifa de transporte público.

Sobre a implementação do serviço de táxi lotação em Contagem, o presidente da Transcon, Renato Guimarães, declarou que a autarquia vai realizar um estudo para avaliar o projeto. “Nós iremos viabilizar um estudo para avaliar um modelo de serviço de táxi lotação que seja eficiente e complementar ao transporte coletivo, para que a população tenha mais opções de deslocamento na cidade”, finalizou.

 

 

Gabinete da Prefeita – 10/06/2021, 10:30:32 – Repórter:  – Foto: Janine Moraes

Você pode querer ler

Mais quentes