Grupo de cirurgia de quadril do Hospital Santa Cruz realiza o IV Fórum de Ortopedia e Traumatologia para profissionais da saúde

By
Especialistas de diversos hospitais do Brasil discutem os processos que envolvem a cirurgia de revisão ou substituição de prótese de quadril em evento online e gratuito

Artrite, artrose e desgaste articular são algumas das doenças mais comuns que acometem a estrutura do quadril e que podem levar à uma cirurgia de colocação de prótese. Ainda que essas disfunções se manifestem geralmente em idosos, existem outras causas para a dor crônica no quadril que podem impedir o paciente de se movimentar e caminhar. Alguns exemplos são as fraturas ocasionadas por traumas e as doenças no quadril que surgem em bebês e crianças e que exigem a colocação de prótese ainda enquanto jovem.

Chamada de artroplastia, a cirurgia de colocação de prótese total visa substituir a articulação do quadril comprometida por um componente artificial semelhante à anatomia óssea do corpo, preservando as funções e movimentação dessa articulação. Embora seja uma cirurgia bastante segura e eficaz para o tratamento do problema, existem algumas complicações tardias que podem surgir ao longo dos anos, sendo necessário a realização de uma nova cirurgia para a revisão da prótese total colocada no quadril.

A revisão de artroplastia total de quadril é o nome dado ao procedimento em que é realizada a troca de um ou mais componentes de uma prótese, devido ao desgaste, soltura ou instabilidade desses componentes. Além de ser considerado de alta complexidade, o procedimento exige habilidade, treinamento e experiência dos profissionais para a sua realização. Com objetivo de abordar os desafios técnicos, de diagnósticos e de execução da revisão de artroplastia total do quadril, o Hospital Santa Cruz realizará na próxima terça-feira, dia 22 de junho, às 20h, o quarto Fórum de Ortopedia e Traumatologia.

De acordo com o médico ortopedista e cirurgião do quadril do Hospital Santa Cruz, Dr. Francisco José Zaniolo (CRM 23.337, RQE 2.019), o propósito do Fórum é compartilhar experiências sobre o tema que é de grande interesse dos médicos cirurgiões de quadril. “Por se tratar de uma cirurgia de maior porte, com riscos elevados, convidamos especialistas renomados, como o Dr. Marco Bernardo Cury, cirurgião de quadril experiente do Rio de Janeiro, para abordarem o assunto e dividirem seus conhecimentos”, explica Zaniolo.

O evento online ainda contará com a participação de diversos especialistas da Rede D’or São Luiz que debaterão, em formato de mesa redonda, casos clínicos de revisão, assim como uma aula sobre o processo de reconstrução acetabular, ministrada pelo Dr. Marco Bernardo Cury. A participação no Fórum é gratuita e destinada aos médicos ortopedistas, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde de todo o Brasil, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Instituição.

 

IV Fórum de Ortopedia e Traumatologia – Revisão de artroplastia total de quadril

Data: 22 de junho de 2021

Horário: às 20h

Transmissão ao vivo: Canal do Youtube do Hospital Santa Cruz

https://www.youtube.com/watch?v=3dpiZA9ufQ4

Público-alvo: médicos, profissionais da saúde e pacientes interessados no tema

*Não é preciso realizar inscrição prévia.

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D’Or São Luiz – maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

 

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D’Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.

Você pode querer ler

Mais quentes