Baixo Centro En[cena] do Centro Cultural UFMG apresenta contação de histórias sobre narrativas negras

By

Nesta sexta-feira, 25 de junho, às 18h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube uma contação de histórias ao vivo com a contadora de histórias Magna Oliveira: Aquilombar com as narrativas negras. A live é aberta ao público e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. Classificação: 12 anos.

Aquilombar sugere reunir, agrupar e já que não podemos estar presencialmente em uma roda ancestral, que nos aquilombemos em casa para ouvir Magna Oliveira em sua viagem a Angola, em 2019. Iremos conhecer quem são as orixás femininas  Iábás –  e histórias como Nanã e a criação do homemOiá e o vento, assim como outros contos retirados do livro Mitologia dos orixás, de Reginaldo Prandi, adaptados pela contadora de histórias. As narrativas serão acompanhadas por músicas como Cordeiro de nanã, de Os Tincoãs e Oiá, música de autoria de Magna.

Magna Oliveira é contadora de histórias, formada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, especialista em Gestão Institucional e cursa mestrado na linha de pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Fez curso de contação de histórias na Biblioteca Pública de Minas Gerais, curso de brinquedos e brincadeiras nas Edições Paulinas. Já se apresentou contando histórias no programa Rolê das Gerais, da TV Globo; no programa Revista da Tarde, da Rádio Inconfidência; além do Museu das Minas e do Metal (MM Guerdau); em escolas e Umeis. Integra o Coletivo Iabás e coordena o projeto de extensão Iranti – Ser África, com a professora Míria Gomes. Recentemente participou do Podcast Leituras do Centro Cultural UFMG.

Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Serviço

Aquilombar com as narrativas negras – Contação de histórias ao vivo com Magna Oliveira

Data: 25 de junho

Horário: 18h30

Local: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Aberta ao público | Classificação: 12 anos

Projeto Baixo Centro En[cena]

Toda última sexta-feira do mês no canal do YouTube do Centro Cultural UFMG

YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Siga o Centro Cultural UFMG nas redes sociais e fique por dentro da programação
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
Twitter: https://twitter.com/ccultufmg 
Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Você pode querer ler

Mais quentes