Gestores da Guarda Civil participam da palestra para o aperfeiçoamento profissional

By

Para fomentar conhecimento e aperfeiçoar o trabalho de gestores da Guarda Civil de Contagem, no campo prático e teórico, a Secretaria Municipal de Defesa Social irá promover uma série de seminários ao longo deste ano. O primeiro foi realizado nesta quinta-feira (1/7), no auditório da Prefeitura, e ministrado pelo delegado de carreira e superintendente de Inteligência e Integração da Informação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP), Murillo Ribeiro de Lima.

A partir da temática sobre “Crimes contra Administração Pública”, o superintendente procurou despertar algumas reflexões sobre o assunto, não apenas sob o aspecto jurídico, mas também criminológico, psicológico e sociológico. “A intenção é que tenham a percepção do quanto é complexa a criminalidade e como isso se aplica na prática, durante a atuação da Guarda Civil e em seu modelo interno de gestão”, explicou.

Murilo Ribeiro de Lima fez referências a conceitos e teorias que subsidiam estudos sobre a criminalidade e o trabalho de inteligência, discorreu sobre corrupção policial, assuntos relacionados aos modelos de integridade, narcisismo digital, entre outros. “Espero que eu tenha contribuído e conseguido ampliar o conhecimento de vocês, inclusive sobre o conceito de criminalidade, para que atuem sob uma perspectiva cada vez mais humana, equilibrada e consciente”, destacou o superintendente.

Murilo é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR); especialista em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ); mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); professor de Direito Penal, Legislação Penal Especial e Criminologia, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, ex-titular da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), além de palestrante e pesquisador na área de criminologia, inteligência policial, combate à corrupção e ao crime organizado.

Para a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares, é fundamental que a Guarda Civil vivencie momentos como este. “Quanto maior e melhor o controle da atividade policial, mais legítima é a instituição. Que possamos fazer deste momento uma rotina e que possamos, cada vez mais, estimular os nossos profissionais a pensar para além das tarefas. A Guarda Civil é uma instituição recente, inovadora e que está em plena construção. Portanto, fomentar conhecimento e incentivar a visão crítica está entre as finalidades desta secretaria. Agradeço a disponibilidade do doutor Murillo e reafirmo nosso compromisso em promover a integração das forças de segurança da nossa cidade e do nosso estado”, ressaltou a secretária.

Em nome de toda Guarda Civil, o comandante Wedisson Luiz, também agradeceu a presença e as contribuições transmitidas à Guarda de Contagem pelo delegado e superintendente da SEJUSP. “A gente se sente honrado com a sua palestra e todo o conteúdo ministrado. De fato, ele nos leva à reflexão e serve como instrumento para nortear e fortalecer nossas ações. Enquanto comandante, espero deixar legados significativos à instituição, e o aperfeiçoamento profissional faz parte desta meta”, salientou.

Também estavam presentes no seminário, a subsecretária de Segurança e Prevenção de Contagem, Daniela Tiffany; a delegada regional de Contagem da PCMG, Elisa Moreira; o ouvidor municipal, Giuseppe Gazzinelli; o inspetor regional da PCMG, Oberdan Campos, além de outros gestores da Secretaria Municipal de Defesa Social.

 

Defesa Social – 01/07/2021, 17:30:29 – Repórter:  – Foto: Elias Ramos

Você pode querer ler

Mais quentes