DANIEL CARVALHO PROPÕE PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PARA TRATAR SEQUELAS DA COVID-19

By

Por Natália Rosa

Dados do Ministério da Saúde apontam que, mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença. Nesses casos, a fisioterapia respiratória é essencial para a recuperação completa do paciente.

Pensando nisso, durante a reunião plenária desta terça-feira (13/07), o vereador Daniel Carvalho apresentou projeto de lei (PL) que institui em Contagem o Programa Ambulatorial de Fisioterapia, com o objetivo de assistir pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a proposta, o atendimento será destinado aos pacientes que apresentarem sequelas respiratórias após tratamento contra a Covid-19. O PL estabelece também que os pacientes serão encaminhados para avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e, posteriormente, selecionados para o programa.

O parlamentar explica que os reflexos da doença são muitos e que eles acarretam prejuízos que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, independente da faixa etária. “A fisioterapia respiratória vem sendo fundamental na recuperação completa dos pacientes. E nosso PL é uma forma de garantir atendimento adequado àqueles que não podem pagar pelo tratamento”, justifica Carvalho.

Vale ressaltar que as equipes serão constituídas por profissionais graduados em Fisioterapia e serão selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem.

Foto: Cleide Amaral/CMC

Você pode querer ler

Mais quentes