Longa duração do período de aulas remotas estimula profissionais do ensino superior a se reinventarem

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Professores que atuam na pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva têm usado a tecnologia como forte aliada para manter o engajamento dos alunos

Por depender da melhoria dos indicadores da pandemia, o retorno das aulas presenciais para os níveis superior e de especialização segue sem uma data definida em grande parte do Brasil. A continuidade dessa indefinição tem forçado instituições, professores e alunos a encontrarem soluções de ensino remoto que funcionam no longo prazo. Adaptações são importantes porque, na maioria dos casos, tratam-se de alunos que, apesar da existência dos recursos necessários para realizar as aulas virtualmente, optaram pela experiência presencial de ensino.

Um dos grandes desafios nesse sentido diz respeito às partes práticas das aulas. Em algumas cidades, como Belo Horizonte por exemplo, foi liberada a utilização dos laboratórios para alunos da área da saúde. No entanto, os especialistas da educação afirmam que a realização de atividades complementares às aulas teóricas e expositivas é importante em todas as áreas do conhecimento.

“As atividades práticas são importantes porque ajudam na assimilação do conteúdo, contribuem para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e ampliam o conhecimento de mercado dos alunos”, analisa a professora do Centro Universitário Newton Paiva , Paula Bento. Ela é coordenadora da pós em Marketing Digital e responsável pela disciplina Transformação na era dos dados, comum aos cursos de Liderança e Gestão de Pessoas; Finanças e Controladoria; e Gerenciamento Ágil de Projetos.

Para tentar contornar as limitações da distância física, Paula busca incluir dinâmicas criativas para manter o interesse e melhorar a experiência dos alunos. Para isso, ela conta com ajuda da tecnologia. Um exemplo de plataforma utilizada durante as aulas é o Worldwall que permite a criação de jogos educativos por meio de recursos de gamificação.

Como o desenvolvimento das habilidades de liderança e estratégia é um dos objetivos da pós-graduação, a interação entre os alunos é fundamental. Para viabilizar o trabalho em equipe nas aulas remotas, Paula utiliza o aplicativo Zoom, que permite a criação de salas paralelas e monitoradas. “Quando estão em grupos menores, os alunos se sentem mais à vontade para compartilhar experiências e perspectivas, resultando em discussões mais produtivas”, ressalta a professora da Newton Paiva .

Paula acrescenta ainda que, apesar das dificuldades, o modelo remoto também tem seus benefícios. Nesse sentido, ela destaca a eliminação das barreiras geográficas como um ponto positivo. “Essa modalidade nos permite oferecer palestras com convidados externos de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, por exemplo. Viabilizar esse networking é uma forma de expandir os horizontes dos alunos”, avalia Paula.

Após um ano de adaptação, o feedback dos estudantes tem sido positivo. Rejane Rodrigues, aluna do curso de Liderança e Gestão de Pessoas, afirma que o modelo tem sido aprimorado e que as metodologias utilizadas têm sido importantes para manter a qualidade do ensino nesse período. “Como valorizo muito a interação, estava bastante receosa no início. Mas as dinâmicas propostas pelos professores no virtual oferecem experiências que não devem nada ao presencial. Hoje já considero o modelo remoto como meu favorito, principalmente por ser mais acessível e flexível”, relata.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em https://www.newtonpaiva.br

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