Prefeitura empossa conselheiros das regiões Industrial e Riacho

By

Aconteceu nesta terça-feira (20/7), a posse de mais dois conselhos regionais. Dessa vez, com 97 conselheiros, entre titulares e suplentes. São 45 da região Industrial e 52 da região Riacho. Eles foram empossados para um mandato de dois anos, sem recondução. As cadeiras são ocupadas por representantes da sociedade civil e da administração pública.

Na solenidade de posse, que aconteceu no hall da Prefeitura de Contagem, a prefeita Marília Campos agradeceu os conselheiros pela participação e o interesse em ajudar o governo no planejamento das ações a serem realizadas nas regionais. Ela reafirmou o compromisso de construir uma cidade em que as pessoas tenham seus direitos garantidos. “Temos que pensar em aproximar cada vez mais a Prefeitura do povo e promover políticas públicas que sejam acessíveis para toda cidade”, afirmou.

A chefe do Poder Executivo informou que além de trazer para a administração as demandas da comunidade, os conselheiros deverão fiscalizar o serviço público de acordo com o interesse dos contagenses. “Estamos introduzindo os conselhos em todos os segmentos sociais. Quero dizer para vocês que não apenas trazer as demandas, mas fiscalizar aquilo que tem sido feito para benefício de todos. Vamos potencializar aqui em Contagem as políticas públicas de participação popular.

O secretário de Governo, Pedro Amaral, destacou que os conselheiros serão a ponte entre a Prefeitura e as regiões da cidade. “Os conselhos são espaços de participação popular e exercem um papel fundamental para organizar as demandas de acordo com as suas prioridades. A meta é descentralizar o governo, por meio da participação popular, e promover discussões no território”, afirmou.

Para o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, a construção do conselho é uma conquista para a comunidade. “Este é um momento significativo, onde todos terão a oportunidade de exercer o exercício efetivo da democracia”.

Já a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, salientou que a atual gestão exerce um trabalho de inclusão, procurando ouvir e interagir com todos e todas.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Ricardo Faria; a subsecretária de Governo, Sônia Regina Melo; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo; e os vereadores Vinícius Faria, Pastor Itamar, Léo da Academia e Ronaldo Babão.

Conselheiros

Representando os conselheiros da região do Riacho, o Padre Ferreira, da Paróquia Cristo Salvador, falou sobre a importância da participação popular na conquista por melhorias para a cidade. “Vejo com muita esperança e otimismo a instalação da participação popular em Contagem. O contexto social, político e econômico que vivemos nos desafia para a busca de soluções. Não basta protestarmos, temos que fazer a diferença! E participar desse conselho nos possibilita isso”, frisou.

A representante dos conselheiros da região do Industrial, Claudina Rosa, falou sobre a integração dos conselhos. “Somos de diversos movimentos, como o religioso, e pelo nosso papel relevante em nossa comunidade, fomos convidados a participar. Entendo que seremos ouvidos de forma coletiva e democrática sobre as ações da Prefeitura. Esse conselho é o exercício legítimo de organização representativa das políticas públicas. É o canal que se abre para melhor compreensão do que pensamos para nossas regionais”, afirmou

 

 

Repórter:

Você pode querer ler

Mais quentes