Conselheiros da Regional Eldorado vão ajudar a administração a estabelecer prioridades para a região

By

Nesta quinta-feira (30/7), a Prefeitura de Contagem concluiu o calendário de posses dos oito conselhos regionais. Em solenidade, os conselheiros da regional Eldorado foram empossados pela prefeita Marília Campos, para o mandato de dois anos. O Conselho Regional Eldorado é composto de 114 membros, sendo 68 titulares e 46 suplentes da sociedade civil e da administração pública.

A prefeita Marília Campos enfatizou, durante discurso, a importância de que a Prefeitura esteja presente em toda a cidade, mais próxima das pessoas e das regiões. “Com os núcleos nos territórios, a Prefeitura vai ficar mais próxima do cidadão”, contextualiza.

A chefe do Executivo prosseguiu dizendo que sua gestão trabalha para tornar a administração regional como porta de entrada para acolher as demandas locais.

“Também é muito importante que essas regionais cumpram o papel de organizar a população, porque temos nos territórios as demandas das mulheres que lutam pelos seus direitos, dos jovens que querem mais oportunidades no mercado de trabalho e inúmeras outras. Esse exército de participação popular que estamos criando é para que a gente se una para defender a nossa cidade”, reitera.

O administrador regional, Gil Martins, lembrou dos encontros preparatórios para discutir as demandas relacionadas a habitação, mobilidade, vilas, favelas, praças e parques. “Aqui está a síntese de toda discussão que envolve a cidade e eu fico muito orgulhoso de poder fazer parte dessa caminhada. Todos queremos uma cidade melhor para viver”, afirmou.

Representando os homens do Conselho Regional, Daniel Márcio de Jesus, afirmou que a população precisa participar das políticas públicas da cidade e assumir o cuidado com os equipamentos públicos. “Esta é uma responsabilidade muito grande. Vejo que temos uma missão importante para com a nossa cidade”, disse.

Representando as mulheres do Conselho Regional, Mariete Teixeira dos Santos, acredita que a participação popular representa um momento histórico na cidade. “Nas outras gestões, nós não tínhamos oportunidade de opinião, principalmente nós, mulheres. E agora, temos novamente voz para defender os nossos direitos”, reforça.

Conselhos
Os conselhos regionais são instâncias de representação e participação popular, onde as demandas da população são apresentadas, discutidas e encaminhadas aos órgãos do Executivo. As intervenções escolhidas serão encaminhadas pela administração regional para as secretarias e órgãos responsáveis pela execução do serviço. Para isso, serão realizadas reuniões mensais de levantamento da população nos territórios. Os conselhos são vinculados à estrutura da Secretaria de Governo.

O secretário de Governo, Pedro Amaral, informou que os conselhos vão definir o calendário de reuniões para os próximos meses. Ele também adiantou sobre uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG para promover a capacitação dos conselheiros.

“Estamos construindo uma parceria com a UFMG para capacitar todos os nossos conselheiros, para a gente poder atuar de maneira mais organizada e mais precisa. Então vamos iniciar este processo de formação e de diálogo permanente que se dará ao longo desses dois anos. A partir dessa capacitação, nós vamos criar também as comissões temáticas, de mobilidade urbana, saúde, educação. A partir daí nós vamos estabelecer a nossa forma de trabalho”, conta.

Presenças
Acompanharam a solenidade o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio Melo; a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França; a subsecretária de Governo, Sônia Melo; a coordenadora das Regionais Administrativas, Letícia da Penha, e o vereador Bruno Barreiro.

Repórter:  – Foto: Elias Ramos

Você pode querer ler

Mais quentes