Monte Verde ganha mapa 100% ilustrado

By
Elaborado pelo arquiteto Cristiano Chaui, material será o novo mapa oficial da MOVE e ficará disponível na sede da agência e nas empresas associadas

O distrito de Monte Verde (MG) ganhou um mapa com uma versão totalmente ilustrada. O material foi elaborado pelo arquiteto e ilustrador Cristiano Chaui a pedido da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que o utilizará como seu mapa oficial. O documento, elaborado com canetas de retroprojetor e coloração, já está disponível no site monteverde.org.br para download e terá a versão impressa que começará a ser distribuída no encerramento do Festival de Inverno, dia 15 de agosto. Depois, estará disponível para turistas na sede da agência e em todas as empresas associadas.

“No mapa, constam as principais referências de Monte Verde, bem como os principais pontos turísticos, e de maneira lúdica para que todos possam compreender. Além de ter todos os atrativos do distrito, o Chaui fez questão de ressaltar parte dos principais estabelecimentos que fazem parte do acervo do patrimônio cultural de Camanducaia”, explica a presidente da MOVE, Rebecca Wagner.

Cristiano Chaui, natural de São Paulo, é arquiteto, foi designer gráfico e trabalha com ilustração há cerca de dez anos. Ele explica que a ilustração foi executada de forma minuciosa para enfatizar todos os detalhes de vias de acesso, praças, ruas e pontos principais. No estilo cartoon, o gráfico ressalta o aeroporto de Monte Verde com referência a Verner Grinberg, letão pioneiro responsável por construir a pista de pouso mais alta do país (a 1.555 metros de altitude) onde, atualmente, é o aeroporto. Os desenhos também apontam a estrada de Monte Verde, destacada no mapa com hortênsias, conforme a MOVE planeja decorá-la ao longo de seus primeiros cinco quilômetros.

“Eu tentei seguir um mapa em escala que conseguimos na prefeitura, mas que também tivesse brincadeira com escalas nas casas, uma ideia muito viva do quanto a vila é verde, o quanto tem de vegetação, de reserva florestal. Queria ressaltar essa grande área particular da Cia. Florestal Melhoramentos e de animais, de fauna e flora, enfim, tudo o que existe mesmo de arborismo, de falcoaria, e que aparecesse de alguma forma viva no mapa “, diz.

Segundo destino mais acolhedor do Brasil

Monte Verde foi considerado o segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking anual do site de hospedagens Booking.com, atrás somente de Penedo (RJ), e seguido de Fernando de Noronha (PE). Foram selecionados os dez destinos brasileiros com o maior percentual de propriedades que receberam avaliações positivas ao longo de 2020.

Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo e artístico. Atualmente, com mais de 100 associados, a MOVE trabalha em quatro frentes: apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfretamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; e apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região. A MOVE incorporou a antiga AHPMV (Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde).

Você pode querer ler

Mais quentes