Pesquisa procura compreender desafios e possibilidades da pessoa com deficiência na relação de consumo

By

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Procon Contagem, lançou uma pesquisa de mercado para entender os desafios e as possibilidades de consumo da pessoa com deficiência, seja por meios físicos ou virtual.

O formulário foi produzido pela secretaria e visa valorizar a pessoa com deficiência, por meio de um diagnóstico junto à sociedade contagense. A pesquisa propõe ampliar e assegurar o direito do consumidor para as pessoas com deficiência, considerando as especificidades de atendimento, como também a igualdade de oportunidades com as demais pessoas nas relações de consumo.

Segundo a superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva, o questionário realiza um diagnóstico inicial da relação de consumo, considerando a perspectiva da inclusão social da pessoa com deficiência, em todos os espaços que contemplem as vivências sociais. “Pessoas com deficiência são antes de tudo pessoas. Possuem potencialidades e capacidades, sentem, pensam, vivem e consomem, elaborando de maneira particular cada experiência. Têm o direito de frequentar e usufruir de todos os espaços de socialização que compõem a nossa sociedade: shoppings, cinema, parques, bares, restaurantes e os comércios de forma geral, são contribuintes e consumidores, que buscam pela garantia de seus direitos. A pesquisa vem contribuir para dar maior visibilidade a pessoa com deficiência considerando o seu protagonismo, seu desejo de inclusão de forma plena na sociedade, na ruptura dos paradigmas preconceituosos da exclusão”.

As perguntas do questionário se concentram em diagnosticar as vivencias dos cidadãos com deficiência ou pessoas que tenham vivenciado alguma situação de dificuldade para exercer seu papel de consumidor e acessar serviços, tanto no mercado virtual quanto físico. Quais são essas dificuldades e em quais setores do mercado de consumo isso ocorre com mais frequência.Se você é, conhece ou já presenciou pessoas com deficiência em compras, utilizando serviços, ou outras ações de relação com consumo, responda e nos ajude a tornar nosso município mais inclusivo.

ACESSE:
http://www.contagem.mg.gov.br/pcdrelacaodeconsumo

Colaboração Isabela Melo

Destaque – 13/08/2021, 17:32:32 – Repórter: 

Você pode querer ler

Mais quentes