Seduc recebe representantes do Sind-UTE para debater ações na Educação de Contagem

By

A equipe da Secretaria de Educação de Contagem – Seduc recebeu na segunda-feira (13/9) representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – Sind-UTE Subsede Contagem, para esclarecer e apresentar ações da Seduc quanto ao retorno presencial das atividades escolares, segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, ensino híbrido e cumprimento dos protocolos sanitários.

Conforme apresentado aos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, a Seduc tem atuado durante a pandemia com base nas orientações sanitárias da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, responsáveis pela validação do protocolo de orientação para retorno de aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do município, publicado no Diário Oficial de Contagem – DOC, no dia 28 de junho de 2021.

Além disso, para promover melhores condições de segurança de trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e comunidade escolar foram publicados o decreto Nº 215, que dispõe sobre o retorno gradual e seguro das aulas presenciais no município, publicado no DOC, edição 5.102, de 5 de julho de 2021, e o protocolo de condutas para casos suspeitos nas escolas, apresentando o fluxo para atendimento na Rede Municipal de Saúde e encaminhamento às unidades de saúde. Bem como realização de testes e orientações e acompanhamento para casos positivos, publicado no DOC, edição 5.120, de 29 de julho de 2021.

Ainda, foi divulgada a portaria conjunta Seduc Funec nº 32, que dispõe sobre o regime de trabalho dos profissionais do quadro do magistério no formato híbrido de ensino, nas instituições escolares da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem – Funec, publicado no DOC, edição 5.116, de 29 de julho de 2021.

A Seduc produz um relatório diário de todos os casos suspeitos e confirmados de trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e familiares e os devidos encaminhamentos realizados.

Também foi debatido com os participantes a dinâmica do ensino no formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais, com a divisão por pequenos agrupamentos em espaços educativos, e uso dos espaços escolares.

Outro tema importante abordado diz respeito ao pagamento do vale-transporte dos trabalhadores, que já foi retomado com o retorno presencial às escolas.

A Seduc reitera seu compromisso com o diálogo e reforça a importância do trabalho dos sindicatos e dos representantes dos trabalhadores. Da mesma forma, mantém diálogo com os dirigentes escolares, pedagogos e professores e convocará os trabalhadores e trabalhadoras do quadro administrativo para o debate.

Participaram da reunião a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, o secretário de Governo, Pedro Amaral, o subsecretário de Ensino Anderson Cunha, a subsecretária de Gestão e Operações Maria Stela de Barros, a coordenadora do Sind-UTE Subsede Contagem, Patrícia Pereira, representantes do sindicato e de profissionais da categoria da Educação.

Repórter: Fernando Dutra – Foto: Arquivo Seduc

Você pode querer ler

Mais quentes