“Olimpíada no Parque” começa neste sábado, (9/10) no Parque das Amendoeiras, e celebra integração popular

By

A primeira edição da “Olimpíada no Parque” vai ser realizada a partir deste sábado (9/10), no Parque das Amendoeiras, na Regional Nacional. O projeto da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai reunir diversas modalidades esportivas e mobilizar a população local de todas as idades.

A competição tem o objetivo de promover a integração e confraternização da comunidade e celebrar o retorno das atividades esportivas e de lazer nos parques e praças de esporte do município. O torneio recreativo acontecerá entre os dias 9 e 17 de outubro, com pausa na segunda-feira (11/10).

A Cerimônia de Abertura da “Olimpíada no Parque” ocorrerá na quadra coberta do Parque das Amendoeiras, a partir das 8h30, deste sábado. Devido a pandemia, o número de pessoas na quadra será reduzido, sendo três representantes por equipe, todos uniformizados. Os demais presentes acompanharão a solenidade de abertura das arquibancadas, respeitando as orientações sanitárias.

A “Olimpíada no Parque” conta com parcerias do Centro Universitário UNA e da Faculdade Única, que cederá alunos de educação física para atuarem como árbitros dos jogos. Haverá competições de futsal de base, nas categorias sub-6/7, sub-8/9, sub-10/11, sub-12/13 e sub-14/15; futsal veterano, para pessoas de 40 anos ou mais; futsal feminino e futebol society (Fut7), com atletas de 20 anos ou mais. Além da disputa de vôlei misto e peteca. Além das modalidades coletivas, o evento ainda contará com apresentações de jiu-jitsu, slackline, ginástica, skate e capoeira.

O gerente de espaço da Secretaria de Esportes, José Rosa, conhecido como Paraná, destacou a parceria do poder público com a comunidade da Regional Nacional para a realização da Olimpíada. “Mostramos para a população que o parque existe e ele pode ser ocupado pelas pessoas. Criamos e organizamos o torneio para que a comunidade interagisse. As escolinhas de futsal se envolveram com o projeto, assim como os praticantes das outras modalidades. Todos abraçaram a ideia e a Regional também nos deu todo o suporte necessário, deixando o local preparado para receber o evento e as pessoas. A expectativa é que será um sucesso”, afirmou.

O evento, em sua primeira edição, com expectativa de se expandir para as demais regionais do município, ratifica a proposta da atual gestão de tornar a oferta de esporte e lazer cada vez mais plural e descentralizada. É o que frisa o secretário da pasta, Rubens Macedo.

“A Olimpíada está dentro do escopo dos dois pilares que orientam a política pública de esporte e lazer da cidade. Primeiro, é a descentralização, por isso estamos dando esse passo realizando o evento no bairro Nacional, que é mais afastado daquela área que envolve Centro, Eldorado, Riacho, Industrial. O segundo é a da diversificação da volta das atividades esportivas. Estamos colocando opções para todos, crianças, jovens, adultos e idosos, que vão poder participar dos torneios”.

Esporte e saúde

Além de participar dos jogos ou torcer, os presentes no Parque das Amendoeiras durante a Olimpíada vão poder cuidar da saúde também. É que, em parceria com a Faculdade Única, a Secretaria de Esportes vai ofertar, de forma gratuita, à população vários serviços de saúde como, por exemplo, aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, circunferência abdominal e pesagem.

Repórter: Rômulo Abreu

Você pode querer ler

Mais quentes