Atletas da UFMG disputarão a edição nacional dos jogos universitários

By

Mais de 100 estudantes-atletas de Minas Gerais, 46 deles da UFMG, participam da edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 10 a 18 de outubro, em Brasília (DF). Dos atletas da UFMG, 13 disputarão as provas de judô (sete na categoria masculino e seis no feminino), dois competirão no karatê masculino, três no taekwondo (dois masculino e um feminino) e um no wrestling masculino. Nas modalidades coletivas, a Universidade contará com 14 atletas no handebol masculino, 12 no vôlei masculino e dez no basquete feminino.

A delegação mineira será composta por estudantes de 19 instituições de ensino superior do estado, que competirão em diferentes modalidades esportivas: acadêmico, atletismo, judô, karatê, taekwondo, wrestling, xadrez, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e e-sports (CS:GO, Free Fire e Futebol Eletrônico). 

A estudante Clarice Guimarães, do curso de Gestão em Serviços de Saúde da UFMG, participa pela terceira vez dos jogos. Ela integra o time de basquetebol.  A universitária afirma que os treinos tiveram que ser individuais, por um tempo, e adaptados por causa da pandemia. “Quando percebi que não seriam 14 dias em casa [de distanciamento social recomendado], aí corri atrás de um profissional pra me auxiliar”, comenta, revelando que realizou treinos em casa durante todo o ano de 2020 com o auxílio remoto de uma professora de Educação Física. “Já quando abriu o uso de quadras em Belo Horizonte, aí a gente começou a fazer uma pelada, reunindo tanto pessoas da nossa equipe quanto outras meninas de Belo Horizonte que quisessem jogar basquete e aí a gente foi jogando, com o uso de máscara e tudo mais”, complementa.

Clarice Guimarães conta que está muito animada com a edição nacional dos jogos, que reunirão representantes de todos os estados. “É uma possibilidade de interação muito grande, muito além do esporte. Tem também a questão da socialização e de ver como está a campanha dos outros estados em relação ao esporte. É uma experiência engrandecedora e muito importante para quem está na universidade”, avalia. A aluna comenta que, para treinar aceitam atletas de outras instituições, os treinos são abertos, para competições, apenas alunas da UFMG. 

Outro estudante que representará Minas Gerais no JUBs 2021 é Matheus Silveira, que cursa Educação Física na UFMG. Ele é atleta de Futebol Eletrônico (FIFA). Para ele, os treinos não foram tão impactados pelo avanço do novo coronavírus – já que, ficando em casa, ele tem acesso ao videogame. Mas ele pontua que a parte psicológica foi afetada. “Por questão de estar sempre em casa, acaba que você fica sempre com isso na cabeça e fica até prejudicado, de certa forma, do ponto de vista psicológico”, reflete. Na última edição, Matheus terminou em 4º lugar geral na modalidade disputada. 

Os estudantes demonstram a expectativa com a chegada do evento. O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Oliveira, também está na contagem regressiva e comenta a importância da competição. “Esporte é isso: ao mesmo tempo que faz bem para a saúde física, contribui, também, com a parte psicológica e de socialização. Estamos muito felizes com a realização do JUBs e com a chance de representar, mais uma vez, nosso estado nesse evento nacional”, enfatiza Wellington. 

Edição excepcional

Considerada a maior competição universitária da América Latina, o JUBs chega, em 2021, a sua 68ª edição. Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), essa é a primeira vez que o tradicional evento será realizado desde o início da pandemia.

Como explica o presidente da FUME, medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão aplicadas durante as competições, que não contarão com a presença de público. “Todos os membros da delegação, seja atleta ou dirigente, serão testados antes do início do evento, onde a máscara e o distanciamento também são recomendados”, reforça Wellington.

O evento terá a participação de 4,5 mil pessoas, entre atletas, voluntários e comissão técnica de todo o Brasil.

Serviço

Quem quiser acompanhar a participação da delegação de Minas Gerais, durante o JUBs 2021 – Brasília pode seguir a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) nas mídias sociais:

– Instagram: https://www.instagram.com/FUMEMG/

– Facebook: https://www.facebook.com/fumeoficial

– Twitter: https://twitter.com/fumeoficial

(Com informações da Assessoria de Comunicação da FUME)

Você pode querer ler

Mais quentes