A importância da hidratação no Verão

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Por Nina Caselato*

Saiba como manter seu corpo hidratado e sua saúde em dia

Com o calor intenso do verão, nada melhor do que se hidratar e deixar a saúde em dia. Água, chá, suco, refrigerante, cerveja, mas, qual deles escolher? Segundo a nutricionista clinica e funcional, Nina Caselato, as bebidas que ajudam na hidratação do corpo são: água, chás, água de coco e sucos. “Outra forma de se hidratar também é por meio do consumo de frutas, entre elas, melancia, melão, abacate, acerola, abacaxi, kiwi, mamão, morango, manga, framboesa e outras. Já as bebidas que contém álcool, cafeína e o refrigerante são prejudicais na hora de se hidratar”.

Ela explica que nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água, o que é essencial na manutenção do organismo. Para manter essa hidratação é recomendada a ingestão de 2 litros de água por dia. “Nos dias mais quentes deve-se beber mais que 2 litros. A média é de 35 ml para cada kg de peso corporal. Uma hidratação saudável beneficia o metabolismo do corpo, já que ele precisa de água. Dessa forma, reduzimos o inchaço e mantemos o controle do peso”, completou Nina.

Sintomas de desidratação

A nutricionista alerta que no verão devemos ficar mais atentos aos cuidados com a nossa saúde para evitar a desidratação, já que com o aumento das temperaturas, o corpo vai precisar de atenção redobrada. Veja quais os sintomas:

  • Tontura
  • Dores de cabeça
  • Sede
  • Fadiga
  • Diarreia
  • Vômito
  • Sonolência

“O ideal é tentar prevenir o aparecimento desses sinais mantendo a hidratação do corpo em dia com a ingestão adequada de líquidos e o consumo de frutas. Mas, caso eles apareçam busque imediatamente um auxílio médico”, disse a especialista.

*Fonte: Nina Caselato, nutricionista clínica e especialista em nutrição funcional. É sócia da Clínica Nuthree, em Belo Horizonte.

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