A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO!

By

Por Dra. Kenia Nepomuceno
Psicóloga

Estamos na reta final para a realização da primeira etapa do Enem (exame Nacional do ensino médio), muitos adolescentes, jovens e adultos irão
realizar esse exame/ prova no intuito de seguirem com suas vidas acadêmicas e profissionais. Criando estratégias para tornar-se profissionais e mão de obra intelectual e operacional para nosso país. Sobretudo, vale a ressalva sobre o quanto ser orientado profissionalmente é importante, ter uma visão macro do processo de formação visa estabelecer prognóstico profissional.
Uma temática pouco explorada é o processo de orientação profissional, sendo que este processo visa fortalecer os pontos favoráveis entre personalidade, habilidades e competências, interligando o campo profissional.
Quando falamos sobre orientação profissional, falamos sobre o quanto esse processo auxilia as no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir em
uma nova carreira ou, mesmo satisfeitos, que querem progredir na carreira, existindo reorientações até mesmo, para o processo de aposentadoria.
A Orientação Profissional serve não apenas, para se ter um norte sobre o campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades/ características pessoais e profissão, do sentido/significado do trabalho para o ser humano, entre a relação trabalho e futuro “projeto de vida”. Tal reflexão, é necessária para que as decisões ou escolhas, por assim dizer, sejam analisadas, pensadas e principalmente interpretadas, gerando profissionais que busquem auxiliar o crescimento da pátria.
Decidir-se pela Orientação Profissional já é meio caminho andado, mas ela por si só não garante sucesso. Já dizia a poetiza Cora Coralina “A Verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível”. Por isso projete suas intenções profissionais, busque caminhos, mas não se amedronte, diante ao novo, pois sempre será o momento de recomeçar, ou mesmo, Começar!

Você pode querer ler

Mais quentes