Abertura da campanha Outubro Rosa será realizada neste sábado em Contagem

By

FOTO: Divulgação

Neste sábado (05), na Praça Nossa Senhora da Glória, bairro Eldorado, em Contagem, será realizada a abertura do Outubro Rosa na cidade. A ação começará a partir das 8h e contará com atividades físicas, como ginástica, yoga e aula de ritmos, a população também receberá orientações sobre a saúde da mulher, além de poder assistir a apresentações de peças de teatro.

A celebração do Outubro Rosa foi criada no início da década de 90, pela Fundação Susan G. Komen For the Cure, com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante todo o mês a Secretaria de Saúde de Contagem contará com ações de conscientização às mulheres e, no dia 23 de outubro, já está programado para que todas as 77 Unidades Básicas de Saúde (UBS) promovam o “Dia D – de Cuidado com a Saúde da Mulher”, com rodas de conversa, consultas, coleta de exames de prevenção de colo de útero, vacina HPV, orientações de planejamento familiar, avaliação odontológica, rastreamento para doenças crônicas e solicitação de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 50 anos.

PROCEDIMENTO DE HISTEROSCOPIA
Outra conquista para as mulheres é o novo serviço que o município passa o ofertar. A partir de agora as pacientes de Contagem contam o procedimento de histeroscopia. O município conta com o equipamento que diagnostica e trata os problemas no útero. Algo inédito em Contagem. Com isso, as mulheres não precisam se deslocar até a capital para fazer o procedimento. A média é atender 50 pacientes por mês. O procedimento é ofertado no Complexo Hospitalar de Contagem.

Você pode querer ler

Mais quentes