Alunos da Funec recebem convite para apresentar projeto em Londres Pesquisa desenvolvida em Contagem será mostrada para estudantes de 65 países

By

Os alunos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec-Centec) receberam um convite para apresentar um projeto na “London International Youth Science Forum”, um dos fóruns de ciências mais importantes da Europa. O projeto de pesquisa intitulado “Prevalência de infecções urinárias em idosos em locais de longa permanência” foi desenvolvido por quatro alunos do curso de análises clínicas: Bárbara Oliveira, Harrison Rocha, Mauro Silva, Taynara Souza.

A pesquisa ganhou destaque internacional depois de receber o prêmio de primeiro lugar na Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que reúne estudantes de todo o Brasil.

O “London International Youth Science Forum” será realizado entre os dias 26 de julho e 9 de agosto em Londres, na Inglaterra. Os alunos terão que apresentar o trabalho para outros estudantes de 65 países. Durante os 15 dias, eles também participarão de palestras, conferências, debates, workshops, visitas a centros de pesquisas, museus e pontos turísticos da capital. O fórum acontece no Imperial College London, universidade de base científica, reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e pesquisa.

Segundo o coordenador de bolsas de iniciação científica da Funec e co-orientador da pesquisa, Rodrigo Lobo, dar a oportunidade aos alunos de participarem do evento é uma forma de contribuir para o enriquecimento científico da cidade.

O Projeto Vencedor

Durante três meses, os quatro estudantes do curso de análises clínicas da Funec-Centec e o orientador Jefferson Rodrigues, monitoraram 15 idosos de um asilo de Contagem. O objetivo foi avaliar se a incidência de infecção urinária em idosos que vivem em abrigos era grande. Foram coletadas amostras que foram submetidas a exames laboratoriais. O estudo apontou que a prevalência de infecção urinária era bastante representativa.

Com base na pesquisa, o orientador e grupo de alunos ministraram palestras aos cuidadores e funcionários do asilo. Os idosos também foram encaminhados para tratamentos. A iniciativa serviu para minimizar o histórico da doença e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida aos internos.

London International Youth Science Forum

O “London International Youth Science Forum” é o maior fórum científico juvenil organizado no planeta. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College, que está entre as três melhores universidades do Reino Unido. Todos os anos são reunidos 450 estudantes de mais de 65 países de todos os continentes para refletir sobre a ciência.

O tema para 2017 será: “Science – Making Life Better” (Ciências: Construindo uma vida melhor). As palestras abordarão os aspectos das descobertas científicas. Um dos momentos mais importantes da programação é a noite de apresentação de projetos. Os participantes ocupam o lugar dos palestrantes convidados e dissertam o projeto de investigação científica para os outros estudantes e também para os avaliadores do Imperial College.

Você pode querer ler

Mais quentes