Ars Nova-Coral da UFMG realiza concerto dedicado ao Dia das Mulheres

By

Apresentação gratuita reunirá um repertório de compositoras femininas regido por Riane Menezes.

No dia 12 de março, às 19h30, a Série Palco Livre do Conservatório UFMG recebe o Ars Nova-Coral da UFMG. O coral está iniciando sua temporada anual de concertos com apresentações especiais dedicadas às mulheres, com um repertório de compositoras femininas regido por Riane Menezes. O concerto gratuito Mulheres Compositoras: concertos para celebrar o Dia Internacional da Mulher oferece ao público a possibilidade de acompanhar e se deliciar com obras, muitas delas inéditas, escritas por mulheres compositoras ao longo da História da Música.

Dentre as compositoras estão Vittoria Aleotti e Chiara Margarida Cozzolani, duas monjas italianas renascentistas que escreveram obras polifônicas de grande porte. Representando o século XIX, Clara Schumann – esposa de Robert Schumann e grande amiga de Johannes Brahms – propôs novas mudanças interpretativas e mostrou sólida formação em teoria avançada, além de grande conhecimento harmônico. Continuamos a viagem com Lili Boulanger, uma das compositoras favoritas do Coral, que compôs com maturidade, sentimento e sofisticação. A viagem pelo tempo vai até o século XXI, representado por duas obras sacras de compositoras norte-americanas: da canadense Eleanor Daley e da estadunidense Emily Doll. O programa encerra com Dois Coros Mistos, da brasileira Kilza Setti.

Segundo a regente assistente Riane Menezes, que estará à frente do Coral para este início de temporada, “as dificuldades para montar um programa como este são incríveis. A composição para coro ainda é um universo muito masculino. Mas aos poucos, as mulheres ganham seu espaço e mais obras são lançadas a cada dia, principalmente na Europa e Estados Unidos”.

No Brasil temos grandes compositoras para coro: Sirlei de Hollanda, Ester Scliar, Claudia Alvarenga, Kilza Setti, entre outras. O maior problema, no entanto, é a falta de uma política editorial que favoreça compositoras e compositores e que seja viável num país que ainda utiliza a fotocópia como grande difusor ilegal de partituras e livros. Mas não desistimos!”, complementa o regente titular do Ars Nova, maestro Lincoln Andrade.

Sobre o Ars Nova – Coral da UFMG
Em 2019, o Ars Nova-Coral da UFMG completou 60 anos de existência, consolidando-se como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais, realizando mais de 1500 apresentações em solo brasileiro e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o grupo tem se apresentado em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas Gerais e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre a regente Riane Menezes
Bacharel em piano e regência pela Escola de Música da UFMG. Trabalha com corais desde 1998 tendo a oportunidade de participar e de ser regente de obras importantes tais como Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, Dixit Dominus, de G. F. Handel, Missa Nelson, de J. Haydn, Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky, Requiem, de W. A. Mozart e A Flauta Mágica, de W. A. Mozart.

Programa
Regência: Riane Menezes

Um Madrigal, um Moteto – Vittoria Aleotti/Raffaela Aleotti (1575-1620)
1. T’Amo mia vita
Poema: Giovanni Batistta Guarini (1538-1612)
2. Exurgat Deus 
Salmo 67 – 2:3

Dixit Dominus – Chiara Margaritta Cozzolani (1602-1678)
Salmo 109

Drei Gemischte Chöre – Clara Wieck Schumann (1819-1896)
Poemas de Emanuel Geibel (1815-1884)
1. Abendfeier in Venig
2. Vorwärts
3. Gondoliera

Renouveau – Lili Boulanger (1893-1918)
Poema: Armand Silvestre

In Remembrance – Eleanor Daley (1955)
Do Requiem, poema de Mary Elizabeth Frye

Agnus dei – Emily Doll (1990)
Da Divine Mercy Mass

Dois Coros Mistos – Kilza Setti (1932)
1. Obialá Kôrô
2. Yemanjá Ôtô

Serviço:
Palco Livre – Mulheres Compositoras : concertos para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Ars Nova-Coral da UFMG
Regência: Riane Menezes
Música Erudita
Data: 12 de março, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca

Você pode querer ler

Mais quentes