Artista plástica Rita de Souza inaugura exposição no Centro Cultural UFMG

By

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, da artista plástica Rita de Souza, na quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2020, às 19 horas. A mostra reúne uma série de desenhos em grafite sobre papel. As obras poderão ser vistas até o dia 05 de abril de 2020. Entrada gratuita.

Esse trabalho foi realizado a partir de pequenas expedições ao Mercado Central de Belo Horizonte durante vindas ao Brasil entre 2015 e 2018, período em que a artista fixou residência no Canadá.

A escolha pelo Mercado Central de BH se deu pelo fato de ser um espaço que agrega inúmeros elementos culturais da região. O intuito é realizar uma viagem dentro da própria cultura numa espécie de busca por elementos existentes na memória e que remetem à histórias e lembranças. Os desenhos, ricos em texturas e contrastes de luz e sombra, são pequenas naturezas-mortas que carregam certos significados e que deixam entrever peculiaridades de um contexto, de uma época e de um lugar.

Com o olhar atento, e com alma de uma artista viajante, imigrante ou emigrante, seu trabalho tenta captar e transformar através da linguagem visual, elementos habituais das bancas do mercado. Esses elementos, que podem passar despercebidos no convívio diário e na vida turbulenta contemporânea, ganham protagonismo nessa coleção do cotidiano criada pela artista.

No total, a mostra exibe 25 desenhos e convida cada visitante a realizar sua própria viagem por meio do encontro com os objetos representados, que pode suscitar lembranças afetivas ou mesmo certos estranhamentos.

Sobre a artista

Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha atualmente. Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com formação em 1998 e 2000 respectivamente. Em 2018, concluiu o curso de bacharelado em História da Arte pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montréal no Canadá. Já trabalhou como professora, ilustradora e designer gráfico. Atualmente, conciliando sua formação em Artes e História da Arte, seu trabalho explora a produção artística como forma poética de registro e memória.

Exposição “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”
Abertura: 20 de fevereiro de 2020 | às 19 horas
Visitação: até o dia 05/04/2020
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
Sala Celso Renato
Entrada gratuita

Serviço
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Belo Horizonte – MG
(31)3409-8290
www.ufmg.br/centrocultural

Você pode querer ler

Mais quentes