ATIVIDADE FÍSICA E HIPERTENSÃO

By

Flavio Lopes
Educador Físico

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
A hipertensão arterial é o termo clínico que descreve a condição na qual a pressão arterial encontra-se elevada, ou seja, acima dos valores apresentados pelos indivíduos normais, e saudáveis.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) esses valores correspondem a:
· 120 x 80 mmHg: excelente nível de pressão.
· 130 x 85 mmHg: indícios de fatores de risco.
· 140 x 90 mmHg: hipertensão.
Na maioria dos casos a hipertensão se manifesta de maneira silenciosa.
O que é um grande perigo, pois quando não tratada pode levar a várias complicações: aumento do coração, insuficiência cardíaca, aumento do risco de AVC, ataques cardíacos etc.
As pessoas que apresentam hipertensão devem praticar atividades físicas regularmente e monitorados por profissionais, devendo ser submetidas à avaliação clínica prévia. Para iniciar é necessário que o mesmo esteja com sua pressão arterial em equilíbrio, não descartando o cuidado de mantê-la sempre controlada durante as atividades, através do uso de um cardiofrequencímetro.
As atividades aeróbias podem influenciar nos níveis sistólicos e diastólicos da pressão arterial, contribuindo para a estabilidade ou até mesmo a redução e com isso promover uma melhor qualidade de vida aos indivíduos hipertensos.
Os exercícios sugeridos devem ser predominantemente aeróbios como, caminhar, correr, nadar, pedalar e dançar, com frequência cardíaca entre 60 a 80% da frequência cardíaca máxima, com duração de 30 a 60 minutos por dia e no mínimo três vezes por semana. Se seguidos, esses exercícios podem até levar a uma normalização da pressão dos hipertensos leves e moderados.
O treinamento de força (musculação) com carga baixa e com padrões respiratórios adequados pode ser benéfico, especialmente para as pessoas que precisam melhorar suas capacidades para realizar as tarefas do dia-a-dia.
É fundamental que durante a realização de atividades físicas, os indivíduos estejam acompanhados por um profissional e realizar as atividades com intensidade leve a moderada.
Pesquisas mostram que 1 a cada 5 adultos são hipertensos.
Não entre para este grupo: a prevenção é melhor o remédio!

Foto: Pixabay

Você pode querer ler

Mais quentes