Atletas da UFMG disputam campeonato de judô no Rio Grande do Sul

By

FOTO: Assessoria UFMG

Nesse final de semana, nos dias 26 e 27, ocorre a Seletiva Nacional de Judô Sub-18 na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, e três judocas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG disputam pelo Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI).

A delegação da UFMG é composta por André Fernandes Chaves, o treinador da equipe, e os campeões estaduais Arthur Luiz de Assis Saldanha (Peso Ligeiro), Kaíque Emanoel Santos da Silva (Peso Pesado) e Miguel Rodrigues dos Santos (Peso Meio-Leve).

O objetivo, segundo a organização, é oportunizar o maior número de atletas em competições do circuito nacional, de forma a massificar a prática da modalidade desde a infância e elevar a qualidade do judô, tradicional no cenário mundial.

O sorteio das chaves acontece hoje (25), na Universidade La Salle, local das lutas do campeonato. Os duelos começam às 9h, com as categorias Super-ligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve masculina. A partir das 16h, as categorias Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado masculina entram no tatami para o início das disputas.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), teve recorde de inscritos, com 585 atletas dentre todas as modalidades, de 164 clubes pré-inscritos de 21 estados do país e do Distrito Federal. As categorias com maior número de judocas inscritos foram Meio-Leve masculino (73 atletas) e Leve feminino (44 atletas).

O evento é a base para a formação da Seleção Brasileira de 2020 na categoria, além disso, a competição também distribui até 180 pontos para o Ranking Nacional ao campeão desta competição.

Você pode querer ler

Mais quentes