Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira, 10 de fevereiro

By

Em contagem, 49 salas de vacina espalhadas pelas oito regionais da cidade funcionam de 8h às 16h30

 

 

Começa nesta segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Contagem, 49 salas de vacinação, espalhadas pelas oito regionais da cidade, estarão funcionando entre 8h e 16h30. É preciso levar o cartão de vacina e um documento com foto. O diferencial da campanha no município é a abrangência de público. “O Ministério da Saúde estabeleceu que o público alvo são pessoas entre 5 e 19 anos, mas em Contagem ampliamos a cobertura. Devem ser vacinadas crianças a partir de 6 meses de vida e pessoas com até 59 anos”, esclareceu a assessora técnica da central de imunização, Fernanda Elisa.

 

Quem tem até 29 anos precisa tomar duas doses. Acima dos 30 anos apenas uma dose deixa a pessoa imunizada. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

 

Considerando que até janeiro de 2020 a circulação do vírus do sarampo permanece ativa no país. Em Contagem não há casos de sarampo registrados.

 

Dia D

No dia 15 de fevereiro, Contagem promove o Dia D contra o Sarampo. Todas as salas de vacina estarão abertas de 8h às 17h. “A realização desta ação e a adesão do público-alvo é imprescindível para garantir a proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País. Contagem vem intensificando ações contra o sarampo desde junho de 2019”, finalizou Fernanda.

Você pode querer ler

Mais quentes