Caxicó visita secretaria de educação juntamente com membros do A.A

By

O vereador Caxicó esteve, na manhã da quinta-feira (12/03), acompanhado dos membros do Grupo de Alcoólicos Anônimos Mãos Amigas, José Rodrigues e Timóteo Ermernegildo, na secretaria municipal de Educação.

A visita foi uma retribuição a outra realizada pelo secretário adjunto de educação, Sérgio Mendes, feita à sede do Grupo, que fica localizada no anexo da Escola Municipal Maria do Amparo, no bairro Industrial. “É fundamental destacarmos o empenho do secretário adjunto de educação, Sérgio Mendes, não somente nas ações de melhorias na educação de nossa cidade, mas também pelo seu lado humano e sempre disposto a ouvir e ajudar aqueles que desempenham relevantes serviços no município. Hoje contamos com avanços significativos no sistema educacional de Contagem e vemos um olhar humanizado e agregador, onde a escola cria e fortalece laços com a comunidade”, destacou Caxicó.

Também estavam presentes  na visita a secretária municipal de educação, Sueli Maria Baliza Dias e integrantes da secretária de educação, que se inteiraram do trabalho realizado pelo A.A (Alcoólicos Anônimos).

O Álcool na Adolescência

Um estudo realizado pela Pediatria do Hospital Universitário da USP apontou que 60% de adolescentes, na faixa dos 17 anos, já faz uso de bebidas alcoólicas. A pesquisa foi feita em 10 escolas de São Paulo. A realidade de São Paulo não difere das demais regiões do Brasil.

O consumo, segundo o estudo, começa por volta dos 10 anos e, em 20% dos casos, o uso ultrapassa uma dose diária. Já a OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgou que mais de 320 mil pessoas entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo, anualmente, de causas relacionadas ao consumo do álcool.

Em menores de 18, o uso intensivo e crônico de álcool pode ter um efeito ainda maior, levando à demência. E, em todas as idades, o consumo excessivo aumenta o risco de perda do volume cerebral, uma vez que afeta diversas áreas do cérebro, como córtex cerebral, sistema límbico, cerebelo, hipotálamo e glândula pituitária e medula.

Alcoólicos Anônimos

Os Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades.

A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição.

O propósito primordial é manter as pessoas sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Assessoria de Imprensa
Gabinete Vereador Caxicó
Responsável: Alessandra Taveira
Jornalista / Especialista em Comunicação Pública
Foto: Geraldo Tadeu

Você pode querer ler

Mais quentes