COMO CRIAR E GERIR UMA ASSOCIAÇÃO – 1ª parte

By

Ana Lúcia de Oliveira
E-mail: analuciadireito@gmail.com

A partir de hoje vamos trazer artigos sobre como criar e gerir sua Associação, tão importante nos dias atuais. Associação é uma reunião de pessoas que possuem o mesmo interesse para uma finalidade.
Primeiro, vamos falar dos setores da sociedade para entender a importância de uma Associação. O primeiro setor é o Estado, representado pelos entes da Administração Pública, em todos os níveis (União, Estado e Municípios); o segundo setor são as empresas que geram lucro e o Terceiro
Setor são as Organizações da Sociedade Civil, incluídas as Associações e fundações, que são conjunto de entidades privadas sem fins econômicos, visando contribuir com a sociedade na solução de problemas sociais e em prol do bem comum.
Importante destacar que temos diversos termos para designar uma Associação, como ONGs, institutos, entidade, organização da sociedade civil, sendo este último o termo utilizado, em virtude da lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei no 13.019/2014), mas aqui, em um primeiro momento vamos, por enquanto utilizar o termo Associação.
A Associação tem uma importância fundamental para o Estado porque alcança onde o Poder Público não consegue alcançar, sendo esta uma das razões de ser tão comum uma parceria entre o Poder Público e Associação.
No próximo artigo vou explicar como criar uma Associação, mas não poderíamos finalizar este artigo sem falar de uma, que é importante para o Município de Contagem. Falo do Grupo Amais Contagem, que é um Associação composta por famílias que possuem filhos com autismo. Surgiu da necessidade
de conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo, e sobre como tratar e respeitar uma pessoa com autismo, através de palestras e eventos.
Hoje o grupo conta com sede própria, onde possui atendimentos multidisciplinares a preços sociais, além de possuir atendimento jurídico para as famílias, organiza eventos e confraternizações.
Em virtude do belo trabalho que realiza em prol da comunidade de Contagem, o grupo conquistou o respeito perante o Poder Público, a Câmara Municipal e a sociedade, tendo, inclusive assento no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, hoje conta com mais de 230
famílias de autistas.

Contatos do Grupo Amais Contagem
Endereço: Rua Miguel de Souza Arruda, 50, bairro Alvorada – Contagem
Telefones: (31) 98408-8176 (Ivana) (31) 99455-3476 (Josy)

Você pode querer ler

Mais quentes