Concurso Cultural promovido pelo CEFET-MG Contagem recebe a inscrição de 60 obras artísticas

By

A iniciativa contemplou as categorias Artes Visuais (desenho, pintura, fotografia ou colagem) e Escrita Criativa (poesia); alunos do Ensino Médio Técnico de todos os campi do CEFET-MG puderam participar

O Concurso Cultural Arte na Quarentena, proposta do projeto “SobreVivências”, coordenado pela professora de Artes do campus Contagem Yara Augusto, recebeu a inscrição de 60 obras artísticas produzidas por estudantes do CEFET-MG. Com a temática relacionada com a resistência artística na quarentena, a ideia foi estimular o estudo, a criação e a apreciação artística com o emprego de diferentes linguagens da arte e ferramentas de comunicação. O concurso contemplou duas categorias: Artes Visuais (desenho, pintura, fotografia ou colagem) e Escrita Criativa (poesia). Os alunos do ensino técnico de nível médio de todos os campi da Instituição puderam participar do concurso.

Ao todo, se inscreveram 34 obras para Artes Visuais e 26 poemas propostos para Escrita Criativa. A qualidade estética, o teor reflexivo e o potencial expressivo das criações recebidas surpreenderam a comissão julgadora do concurso, composta pela Coordenação do Projeto de extensãoSobreVivências e Comissão de Arte e Cultura do CEFET-MG Contagem. Foram selecionados as cinco criações melhores avaliadas em cada categoria. Os critérios de avaliação das obras foram qualidade estética, criatividade e originalidade,impacto no público receptor, e recursos expressivos e comunicabilidade.

Os estudantes Laura Valadares, do curso de Produção de Moda, campus Divinópolis e Germano Gualberto do curso de Eletrônica, campus Araxá, conquistaram o primeiro lugar na categoria Artes Visuais. “Foi muito gratificante poder desenhar sobre temas tão atuais como a saúde, a natureza e a igualdade racial, pois, mesmo com a pandemia de COVID-19, há muitas pessoas lutando pela vida. Fiquei muito feliz com o resultado, pois, além de desenhar, que é a minha paixão, pude encontrar tantas outras pessoas que encontram na arte o seu refúgio”, destaca Laura. “Em tempos difíceis como os em que nos encontramos, a arte pode ser o que não nos deixa desanimar. A importância do concurso é levar esperança para as pessoas e lembrá-las que a vida ainda merece ser celebrada!”, ressalta Germano.

A proposta de estimular o engajamento dos alunos do CEFET-MG em processos criativos em palavra e imagem para que possam contribuir nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus foi satisfatória, segundo a coordenadora do projeto. “Tivemos resultados muito bonitos e impactantes, que exprimem as percepções, desejos, sonhos e esperanças de nossos alunos diante do contexto de pandemia. Foi muito tocante alcançar produções tão expressivas. Foi recompensador. Uma alegria de quarentena”, conclui Yara.

Outros depoimentos

“Muito obrigada mesmo, não esperava por esse resultado! Acho que está clara a importância da arte nesse período de isolamento. Eu vi o Pedro Bial dizer uma vez que se escreve para fazer uma ponte entre solidões, algo nesse sentido, penso que é por aí. O mais legal do projeto foi mostrar que não somos meros espectadores da arte, independente da forma de expressão, que somos capazes de produzir também e com isso estabelecer uma forma de comunicação e de nos mantermos sãos frente a esse cenário da pandemia.” Maria Clara C. Romano – 3º ano de Meio Ambiente/ Belo Horizonte campus I
1º lugar – Categoria Escrita Criativa

“Participar desse concurso me permitiu reencontrar dentro de mim uma sensibilidade artística que estava sendo aos poucos sufocada por toda essa desesperança e medo tão presentes nos nossos últimos dias. Foi uma das experiências mais únicas e gratificantes que tive nessa quarentena.” Arthur Alves de Souza Costa – 2º ano de Informática/ campus Contagem
2º lugar – Categoria Escrita Criativa

Premiados da Categoria Artes Visuais:
1° Lugar: EMPATE!
Germano Gualberto Bittencourt Ribeiro (2° ano de Eletrônica, campus Araxá), com o desenho: “O irônico contraste de uma vida ‘morta’ e uma morte ‘viva’”.
Laura Valadares Silqueira (3° ano de Produção de Moda, campus Divinópolis), com o desenho: “A linha de frente da representatividade”.

2° Lugar: Júlia Rodrigues Pereira Cançado (2° ano de Produção de Moda, campus Divinópolis), com a pintura: “Pandemic”.

3° Lugar: Guilherme de Oliveira Testa (2° de Mecânica, campus Leopoldina), com o desenho: “Introspecção amena”.

4° Lugar: Gabriela Aparecida Silva Caetano (3° ano de Redes de Computadores, campus Nepomuceno), com a colagem fotográfica: “Alegria de momento, futuro de arrependimento”.

5° Lugar: Thais Alves Silva (3° ano de Informática, campus Contagem), com a fotografia: “Palco vazio, público triste”.

Premiados da Categoria Escrita Criativa:

1° Lugar: Maria Clara Romano (3° ano de Meio Ambiente, campus Belo Horizonte- Nova Suíça), com o poema “Fôlego”.

2° Lugar: Arthur Alves de Souza (2° ano de Informática, campus Contagem), com o poema “Ingaiolado”.

3° Lugar: Bianca Gomes (2° ano de Controle Ambiental, campus Contagem), com o poema “Morada”.

4° Lugar: Amanda Gabriela Alves (3° de Informática para Internet, campus Divinópolis), com o poema “Tormenta”.

5° Lugar: EMPATE!
Aimê Samara Fernandes (1° ano de Eletroeletrônica, campus Contagem), com o poema “Arte do Amar”.
Marcela Leonel Membrive (1° ano de Produção de Moda, campus Divinópolis), com o poema “Curva de Bala”.

Além dos premiados, todos os trabalhos receberão menção honrosa, em razão do manifesto talento e empenho dos alunos. Os autores de trabalhos selecionados serão convidados a integrarem o livro a ser publicado pelo Projeto SobreVivências. O livro, a ser publicado em formato digital e impresso, será disponibilizado online e distribuído gratuitamente a escolas públicas, projetos sociais da área de cultura e bibliotecas comunitárias.

Os trabalhos contemplados com o primeiro lugar, seguem em anexo.

Todos os trabalhos estão disponíveis em: @projeto_sobrevivencias

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
Secretaria de Comunicação Social – SECOM
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo
www.cefetmg.br
www.facebook.com/cefetmg
www.twitter.com/cefet_mg
www.instagram.com/cefetmg

Você pode querer ler

Mais quentes