Coronavírus: informe-se sobre onde e quando você deve procurar atendimento médico

By

Não é recomendado o deslocamento de pessoas a unidades hospitalares com sintomas leves de gripe

Repórter:

Em um momento em que vários países enfrentam a pandemia do novo coronavírus, a informação é essencial. O Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendam que procure assistência médica somente quem apresenta sintomas mais graves como dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C). Portanto, não é recomendado o deslocamento de pessoas a unidades hospitalares com quadro leve de gripe.

A medida serve para evitar que o sistema de saúde público seja sobrecarregado de maneira desordenada. Além disso, o cidadão, ao se dirigir a uma unidade de saúde sem a devida necessidade, pode ser contaminado pela doença. A gestora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Fernanda Carvalho, detalha essa recomendação.

Ela explica que, em caso de sintomas leves, a orientação é para que a pessoa fique em casa, com distanciamento dos demais moradores da residência. “Porém, caso o usuário não sinta sinal de melhora, com agravamento do mal-estar e prostração, ele deverá procurar inicialmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a avaliação”, afirmou.

Segundo a gestora, os médicos farão a avaliação do paciente, com a possibilidade de encaminhamento para o serviço de urgência ou com recomendação de seguir o tratamento em casa. O usuário com orientação para o isolamento social em sua moradia será monitorado por teleatendimento.

O médico manterá contato por telefone para avaliar o quadro de saúde no período. “Já os pacientes com falta de ar e febre muito alta deverão procurar as unidades de urgência. Após a avaliação, caso seja necessário, serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sede”, destacou a especialista.

Orientações

Sintomas leves de gripe: Ficar em casa e manter o distanciamento social

Prostração e sem melhora do quadro de saúde: Procurar Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do quadro de saúde e manter distanciamento social.

Falta de ar e febre muito alta: procurar as unidades de emergências do Município.

Em caso de dúvidas sobre o coronavírus, ligue para os profissionais de Saúde da Prefeitura de Contagem pelos números: 3198-7351 /7353/7668 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Ou pelo número: 3198-1535 (atendimento 24h – todos os dias da semana).

UPA Sede

Os atendimentos na UPA Sede, que passou a ser uma unidade referenciada e equipada inicialmente com 18 leitos, serão para casos encaminhados conforme protocolo municipal (plano de contingência) pelas demais UPA’s e pela atenção básica de saúde. Ou seja, os pacientes necessitam de encaminhamento prévio emitido pelos profissionais da rede pública de Saúde Contagem.

Hospital Santa Helena

A Prefeitura de Contagem iniciou a montagem de um espaço exclusivo para atendimento aos casos suspeitos de coronavírus. O Hospital Santa Helena passará a ser administrado pelo Município neste momento de pandemia. A Secretaria de Saúde vai instalar 100 leitos clínicos no hospital.  Já o Hospital Municipal de Contagem (HMC) foi preparado com 124 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender os casos graves da Covid-19. Com isso, Contagem conta atualmente com 231 leitos de acolhimento de casos.

Você pode querer ler

Mais quentes