Cultivo de abóbora beneficia população carente em Contagem

By

Plantação em terreno da Newton resulta em mais de 700 quilos do fruto doados para o Banco de Alimentos do município

A Newton inaugura o primeiro semestre de 2020 mostrando como a educação caminha junto com práticas sociais transformadoras. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o centro universitário doou 722 quilos de abóbora cabotiá para o Banco de Alimentos de Contagem. O Banco de Alimentos, localizado no bairro Água Branca, atende cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

O terreno da Newton, presente no município, investiu na plantação de abóbora, resultando em duas doações. A primeira foi realizada em 22 de janeiro, com 186 quilos do fruto, e a segunda, em 7 de fevereiro, com 536 quilos. Este já é o segundo resultado de doação a partir de plantios no terreno. O primeiro foi o projeto de extensão de cultivo de milho, desenvolvido em junho 2019, que resultou na doação de 150 quilos canjiquinha.

Sem fins lucrativos e vinculado à Superintendência de Segurança Alimentar e Abastecimento do município, o Banco de Alimentos de Contagem redireciona alimentos recebidos por doações a 80 instituições previamente cadastradas, totalizando aproximadamente 12 mil pessoas atendidas. Desse número, 58% correspondem a crianças e adolescentes, 30% adultos e 12% idosos, abrigados em creches, asilos, casas de recuperação. Antes de chegar ao público, as doações passam por análise de qualidade, seleção, higienização e forma adequada de armazenagem.

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Você pode querer ler

Mais quentes